Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Estudantes e gestores do Campus Ceres participam do lançamento do projeto Alma Lavada

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 18h52 | Última atualização em Sábado, 18 de Fevereiro de 2017, 00h28 | Acessos: 2500

Projeto aprovado em edital da Secretaria de Estado de Meio Ambiente terá fomento de R$ 500 mil para recuperação de nascentes no Território Rural Serra da Mesa. Campus Ceres participará na pesquisa, coleta e produção de mudas para reflorestamento

Luís Sérgio Vale, coordenador do projeto, em momento de agradecimento aos proprietários cedentes
imagem sem descrição.

Na última quinta-feira, 09 de fevereiro, estudantes do cursos em Meio Ambiente e Agronomia do Campus Ceres e membros da equipe diretiva da unidade participaram da cerimônia de lançamento do Projeto Alma Lavada. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Niquelândia, uma das cidades parceiras do trabalho que será realizado no projeto, e reuniu produtores rurais, autoridades do município e de outras cidades goianas e representantes de entidades não-governamentais do Meio Ambiente.

Ao início da solenidade, foram apresentadas as especificidades do projeto Alma Lavada, que terá o desafio de reflorestar nascentes em diferentes locais do chamado Território Rural Serra da Mesa. Idealizado pela Associação Raízes da Floresta com auxílio do professor Luís Sérgio Vale, do Campus Ceres, o Alma Lavada ganhou corpo ao incluir parcerias importantes para sua exequibilidade, como a Empresa de Saneamento de Goiás (Saneago), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Colegiado Territorial Serra da Mesa, a Diocese de Uruaçu e as prefeituras dos municípios de São Luiz do Norte, Barro Alto, Hidrolina, Nova Iguaçu de Goiás e Niquelândia.

Durante sua fala, o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, elogiou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente pela iniciativa em lançar editais de financiamento voltados para a preservação ambiental em Goiás. Ele também agradeceu aos produtores que disponibilizaram suas terras (e nascentes) para execução do projeto, e enfatizou a seriedade com que vê a questão dos recursos hídricos da região. Ainda em sua fala, ao fazer menção aos estudantes presentes, o diretor-geral reforçou o compromisso do IF Goiano em envolver os estudantes em todas as atividades do projeto: “Nós estamos aí com vários estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, e esses estudantes – assim como os do curso técnico em Agropecuária, de Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia – estarão envolvidos em todas as ações, desde o bate-papo inicial com os produtores até à coleta de sementes, produção de mudas, plantio e cuidados para com essas mudas depois”.

Também presente na cerimônia, o professor Luís Sérgio Vale, na posição de coordenador do projeto, usou o púlpito para reforçar a importância e os agradecimentos às entidades e instituições que se dispuseram a ser parceiras no Alma Lavada: “Isso demonstra o interesses de vocês na questão ambiental. Considero muito positivo, e sei, por experiência própria, que não é fácil juntar pessoas em torno de um assunto, principalmente relacionado ao meio ambiente, como fizemos hoje”.

Luís Sérgio fez a apresentação dos produtores que aceitaram receber o projeto e permitir a sua execução, agradecendo e enfatizando a importância da revitalização das nascentes nas propriedades: “Os beneficiados do projeto, com suas 16 nascentes, certamente irão tirar um grande proveito com os recursos do projeto, melhorando as condições ambientais de suas propriedades, e consequentemente a condição social do meio em que vivem”.

Conheça o Projeto Alma Lavada

Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente e da graduação em Agronomia e gestores do Campus Ceres, ao final da solenidade

Evento foi realizado na Câmara Municipal de Niquelândia e mobilizou mais de 40 pessoas do Campus Ceres, entre estudantes, professores e gestores

Ascom Campus Ceres