Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Nota do Mestrado em Irrigação no Cerrado pelo Dia Mundial da Água
Início do conteúdo da página

Nota do Mestrado em Irrigação no Cerrado pelo Dia Mundial da Água

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 15h49 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2017, 09h06 | Acessos: 2535

Comemorado em 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1992

Área irrigada por pivô central no Campus Ceres (Crédito: Ana Paula Santos Oliveira)
imagem sem descrição.

A água é um dos principais fatores de produção na agricultura e por isso é fundamental o desenvolvimento de técnicas que primem pelo uso racional desse recurso natural. No caso das pesquisas sobre a agricultura irrigada, o foco recai sobre os aspectos relacionados ao fornecimento adequado de água às plantas. A irrigação constitui, então, alternativa viável, objetivando garantia de produção com qualidade e aumento de produtividade, principalmente em regiões onde há irregularidade na distribuição das chuvas, como o Cerrado goiano.

É notório o crescimento da área irrigada na agricultura em todo o mundo. Tal fato exige dos pesquisadores a concentração de esforços em prol do desenvolvimento de tecnologias modernas que imprimam um manejo adequado da água ao longo do ciclo de desenvolvimento das culturas. O principal objetivo será evitar o desperdício de água e, consequentemente, impedir impactos ambientais, sociais e econômicos oriundos da má gestão deste recurso essencial à vida.

Neste sentido, o Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado (PPGIC), do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano, intenta fornecer à comunidade acadêmico-científica competências para atuar na agricultura irrigada, com requisitos necessários para melhorar a produção vegetal. Entre esses, a atenção voltada para o uso racional dos recursos hídricos e para as inovações tecnológicas, a fim de garantir a constante evolução dos processos produtivos em perímetros irrigados.

 

 

Henrique Fonseca E. de Oliveira, coordenador do Mestrado em Irrigação no Cerrado

Fim do conteúdo da página