Campus Ceres realiza Workshop de Bandas e Fanfarras
Evento ocorreu no último domingo, 25 de junho. Promovido em conjunto a outras entidades goianas, o workshop atraiu mais de 200 participantes
O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi palco, neste domingo, 25 de junho, do I Workshop de Bandas e Fanfarras do Vale de São Patrício. O evento foi realizado pela unidade em conjunto à Associação Cultural e Desportiva Rio das Almas, ao projeto Ação do Cidadão e à Associação Goiana de Bandas e Fanfarras.
Ocorrendo de forma inédita em nossa região, esse evento teve objetivo de profissionalizar os estudantes membros de fanfarras e bandas escolares, bem como capacitar os regentes e maestros. O workshop atraiu cerca de 210 pessoas, das quais aproximadamente 190 eram estudantes. A adesão foi sentida também no número de instituições participantes: foram 16 escolas, das cidades de Ceres, Itapaci, Rialma, Rianápolis e Uruana.
O workshop durou todo o domingo, com oficinas de Percussão, Sopro, Linha de Frente e Regência. Os segmentos tiveram orientações específicas, com o de percussão, que trabalhou cada um dos instrumentos: bumbo, caixa, prato a dois, tarol, quinto tom e liras. Após as oficinas, no fim da tarde, houve a apresentação de cada uma das equipes presentes, encerrando o evento.
Homenagem – Abrindo o I Workshop de Bandas e Fanfarras houve a homenagem ao professor aposentado do Campus Ceres Sebastião Rodrigues de Oliveira. O professor foi o criador e regente da fanfarra da então Escola Agrotécnica Federal de Ceres, estando à frente dela mesmo após sua transformação em IF Goiano. Além disso, sua carreira contribuiu de forma notável para o cenário musical e cultural na cidade de Ceres.
Além das oficinas de instrumentos, o workshop trabalhou também com a linha de frente e regência das fanfarras (Crédito: Kleyton Valle)
Todos os participantes foram certificados ao final do evento. A adesão ao evento foi tamanha que já se estuda realizar nova edição ainda em 2017
Confira o álbum de fotografias do evento
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais