Câmpus Ceres recebe palestra da Ceua sobre ética na pesquisa com animais
Comissão atua em todo o IF Goiano e tem feito programação itinerante para divulgar suas ações
Na última sexta-feira, 14 de agosto, o Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu integrantes da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Instituição. Além de uma reunião interna, a visita teve objetivo de apresentar a Comissão e suas atribuições à comunidade discente e de servidores do câmpus.
A Ceua foi criada para atender a determinações da lei nº 11.794/2008, que também institui o Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea), ao qual a comissão está vinculada. Sua principal atribuição é orientar e supervisionar atividades de ensino, pesquisa e extensão do IF Goiano que envolvam animais vivos, garantindo ética em seu manejo e uso.
De acordo com Fabrício dos Santos, integrante da Ceua e responsável pela palestra de apresentação da comissão em Ceres, até mesmo as aulas práticas devem, obrigatoriamente, serem cadastradas e submetidas à avaliação do grupo. Ao enfatizar a seriedade do cadastro, Fabrício advertiu: “a Ceua não pode punir, mas pode paralisar o andamento da pesquisa, além de emitir notificações de alerta às agências de fomento”.
Durante a atividade houve orientações acerca do preenchimento de formulários, regularização dos projetos em andamento e do caminho para submeter as pesquisas. O palestrante também esclareceu dúvidas de professores e estudantes acerca de situações específicas em que uma atividade é considerada prática de ensino e da forma de cadastro destas quando previstas em plano de disciplina.
Docentes e estudantes dos cursos de Agropecuária, Zootecnia e Agronomia compuseram o público
Fabrício dos Santos, médico veterinário do Câmpus Urutaí e integrante da Ceua
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais