Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres inicia curso do Mulheres Mil

Campus Ceres inicia curso do Mulheres Mil

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 17h16 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 22h13 | Acessos: 919

Atendendo a 30 mulheres de Ceres e Rialma, curso de Processamento de derivados do leite, frutas e hortaliças será ofertado até novembro de 2017. O curso soma-se a outras cinco iniciativas do Programa, ofertadas em diferentes unidades do IF Goiano

Foto oficial da aula inaugural, com as estudantes, os professores do curso e os gestores do Programa no IF Goiano
imagem sem descrição.

Na tarde desta quarta-feira, 27 de setembro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a aula inaugural do curso de Processamento de derivados do leite, frutas e hortaliças. O curso, com duração de três meses, ocorre dentro do Programa Mulheres Mil, do governo federal, voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Serão atendidas 30 estudantes, dos municípios de Ceres e Rialma.

A mesa diretiva teve participação do diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, da professora Geísa D’Ávila Boaventura, representando a Pró-Reitoria de Extensão do IF Goiano, e da assistente social do campus, Cláudia Barros. Também compuseram a mesa as secretárias municipais de Desenvolvimento Social de Ceres e Rialma, Wânia Melo e Marluce Brandão, respectivamente, e as representantes dos Centros de Referência de Assistência Social de ambos os municípios.

(Esq. para dir.) Jussane Cruz, do CRAS de Ceres, Wânia Melo, Geísa Boaventura, Cleiton Mateus, Marluce Brandão, Lucilene Mendonça, do CRAS de Rialma, e Cláudia Barros

Após as falas iniciais, a aula foi conduzida pela professora Geísa Boaventura, que tem estreita relação com o Mulheres Mil no âmbito institucional. A docente pautou sua fala na importância da educação para a melhoria das condições de vida das mulheres, principalmente no tocante à garantia de seus direitos e conquista de espaço de participação social e política.

Boaventura apresentou a evolução dos direitos da mulher no Brasil, ao longo dos últimos dois séculos, apresentando, no fim, as garantias estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei Maria da Penha. Fazendo uma ponte com a realidade das estudantes, explorou os diferentes saberes trazidos pela população, para evidenciar a importância do conhecimento científico, aprendido nas instituições escolares, para possibilitar elevação das condições de vida.

Ao final da sua apresentação, a professora mostrou relatos de estudantes dos cursos de Ensino de Jovens e Adultos e de edições passadas do Mulheres Mil, que têm em comum o retorno à escola após a idade adulta. Assim, enumerou aspectos importantes informados pelos estudantes, como aumento da autoestima, o sentimento de capacitação e os laços de amizade construídos.

Geísa Boaventura apresenta curiosidades sobre as conquistas e luta das mulheres por direitos, entre os séculos XIX e XXI

Mulheres Mil – O Programa Mulheres Mil foi efetivado no IF Goiano entre os anos de 2011 e 2013, com a realização de diversos cursos profissionalizantes. O Campus Ceres foi responsável pela oferta de cursos a centenas de estudantes, de diversos municípios do Vale de São Patrício. Neste novo ciclo, iniciado em setembro de 2017, ao todo 180 novas mulheres serão atendidas pelo programa, em seis unidades do IF Goiano, nas cidades de Ceres, Hidrolândia, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí.

Ascom Campus Ceres