Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Eventos movimentam o fim de novembro no Campus Ceres

Eventos movimentam o fim de novembro no Campus Ceres

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 23h37 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2017, 08h50 | Acessos: 2074

Entre os dias 20 e 30 a unidade realiza quatro eventos: Semana de Arte e Cultura, Piscicultura em Foco, Encontro de Egressos e Gincana de Estatística

Estudantes expuseram desenhos de diversos temas, entre eles a discriminação (Crédito: Lucas Campos)
imagem sem descrição.

Os dias que marcam o fim de novembro estão sendo agitados no Campus Ceres. Ao todo três eventos ocorrem no período entre 20 e 25 de novembro, envolvendo estudantes, a comunidade do Vale de São Patrício e egressos da Instituição. Entre as ações, uma terá ainda um desdobramento na próxima semana – a Gincana de Estatística, cuja atividade final ocorrerá dia 30 de novembro.

Desde a segunda-feira, 20 de novembro, o campus vivencia sua primeira Semana de Arte e Cultura da unidade. O evento, encerrado nesta quarta-feira, 22, com a Banda de Percussão do Campus Ceres, promoveu estudantes com talentos no canto, dança, fotografia e desenho. Além disso, trouxe diferentes e importantes discussões, sendo a primeira delas acerca do racismo e situação do sujeito negro no Brasil. Houve também rodas de conversa sobre bullying, gênero, depressão e a desigualdade socioeconômica brasileira.

Outro espaço explorado pela Semana de Arte e Cultura foi a de curtas-metragens: houve a Mostra de Curtas, organizada pelo docente Ricardo Tadokoro, e também a reexibição da Mostra Nacional de Animação, organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação.

A dança foi explorada na Semana de Arte e Cultura em vários estilos. Na apresentação acima, coreografia realizada por estudantes para discutir a sexualidade e suas representações

Banda de percussão se apresentou para encerrar a Semana de Arte e Cultura (Crédito: Lucas Campos)

Antes mesmo que o primeiro evento fosse encerrado teve início o I Piscicultura em Foco, evento voltado para a área de Zootecnia e que abrange outros cursos da área de Ciências Agrárias. Com participação de profissionais e produtores rurais da região, o evento terá atividades desenvolvidas até esta quinta-feira, 23, incluindo em sua programação visitas técnicas para conhecimento de diferentes culturas piscícolas.

Palestra com a zootecnista Janaína dos Santos falou sobre legislação ambiental para projetos aquícolas, no âmbito goiano

Também na manhã desta quarta-feira, 22, ocorreu a primeira prova da tradicional Gincana de Estatística do Campus Ceres. Envolvendo, pela primeira vez, o curso de Sistemas de Informação, além dos bacharelados em Agronomia e Zootecnia e a licenciatura em Ciências Biológicas, a Gincana é uma atividade que ocorre anualmente, como último trabalho da disciplina de Estatística ou Bioestatística.

A prova inicial consistiu em arrecadar alimentos, roupas e outros itens para doação a lares de idosos ou de crianças. Neste ano, ao todo, os estudantes conseguiram 19.379 itens, incluindo brinquedos e produtos de higiene pessoal. A equipe vencedora da prova foi a do curso de Zootecnia, com 8.106 itens. A etapa final é a própria Gincana, que ocorrerá no dia 30 de novembro, a partir das 19h, no próprio campus.

Parte dos itens arrecadados na Gincana de Estatística: além de estimular a aprendizagem, a atividade promove uma importante ação social todos os anos

Por fim, encerrando esta semana, a unidade realizará a 17ª edição do Encontro de Egressos, no sábado 25 de novembro. O evento buscará retomar as antigas comemorações, sendo realizado dentro do Campus Ceres e promovendo rodas de conversas entre estudantes dos cursos. A programação será iniciada com almoço, às 12h, e incluirá práticas esportivas e visitação nas dependências do campus.

Ascom Campus Ceres