Campus Ceres promove semana de recepção dos novos estudantes
Atividades integram todos os cursos técnicos da unidade e ocorrem durante a primeira semana de aula. Encerramento será nesta quinta-feira, 08, com gincana no período vespertino
Com o propósito de integrar os mais de 300 novos estudantes dos cursos técnicos subsequentes/ concomitantes e integrados ao Ensino Médio, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) promove, durante toda a semana de 05 a 08 de fevereiro, atividades de recepção para os discentes. As atividades ocorrem de forma mesclada às aulas regulares, que tiveram início na segunda-feira, 05.
O início da programação de boas-vindas foi marcado com reunião geral com os estudantes, no primeiro dia de aula, para apresentação dos membros da gestão do Campus Ceres – direção-geral e departamentos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração. No mesmo dia, os participantes assistiram a palestra conduzida pelo docente Ricardo Tadokoro, professor da área de Sociologia, sobre a conscientização quanto ao velho conhecido trote.
Outro momento interessante foi a reunião dos novos cursantes com os estudantes egressos da Instituição, em que houve troca de experiências e diálogo sobre os vários caminhos proporcionados pela formação técnica. Entre os convidados estava o ex-estudante Elvis Moraes, que, além de se formar como técnico em Meio Ambiente, ainda cursou a graduação em Ciências Biológicas no Campus Ceres e atuou, também, como professor substituto na unidade. Também teve palavra o estudante Thiago Diniz, egresso do Ensino Médio Técnico e que recentemente foi aprovado para o curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
O Gerente de Assistência Estudantil, Manoel Marçal, durante o Momento com a GAE, em que foram repassados os direitos e deveres dos estudantes, bem como as formas de acesso aos auxílios estudantis
Além das atividades diurnas, houve um momento específico para os estudantes dos cursos técnicos em Informática e Administração, únicas turmas que frequentam o período noturno. Na ocasião houve fala de representantes dos departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão, além da Gerência de Assistência Estudantil. A ideia é que estes estudantes, que ficam menos tempo presentes no campus, atentem-se para usufruir das oportunidades, como participação em projetos de extensão ou submissão de pesquisas, para realização de iniciação científica.
Estudantes dos cursos subsequentes/ concomitantes de período noturno durante a programação de recepção. À frente, o diretor de Ensino do campus, Adriano Braga
Trote educativo: hora de colocar a mão na massa – Além das palestras e visitação às dependências do Campus Ceres, os estudantes participaram nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, de uma ação diferente: o plantio de aproximadamente 1.000 mudas para preservação de nascente, de várias espécies, entre elas Cedro, Cagaita, Ipê e Baru. A atividade durou grande parte da manhã e foi realizada na Unidade de Pesquisa em Cana-de-Açúcar, área próxima ao campus em que o IF Goiano desenvolve parceria de pesquisa em tecnologia com a usina CRV Industrial.
Para o plantio foram escalados os novos estudantes, de todos os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, e também os concluintes, que encerram seus cursos em 2018, para contribuírem com auxílio e orientação. Estudantes do curso de bacharelado em Agronomia e os professores de turma também acompanharam toda a atividade, supervisionando para que todo o processo fosse realizado de forma adequada.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado do Campus Ceres, o professor Henrique Oliveira, a atividade de plantio “foi o pontapé inicial para a parceria IF Goiano e CRV Industrial”, pois compreende uma parte importante do convênio, que é a recuperação de mata ciliar. Oliveira acredita, também, que a atividade foi fundamental para iniciar um processo de conscientização dos estudantes. “Tenho certeza que vários destes estudantes nunca tiveram a oportunidade de plantar uma árvore e refletir sobre a importância disso. E nós estamos nesse debate constante sobre a escassez de água, e uma das formas de manter o fluxo de água durante o ano é a recuperação e proteção das áreas de nascente”, concluiu.
As atividades de recepção seguem até esta quinta-feira, 08, quando haverá a Gincana de Integração, com participação de todas as turmas de Ensino Médio Técnico ingressantes, que encerrará a programação. Na sexta-feira, 09, os estudantes já terão aulas no horário regular de cada curso.
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais