Campus Ceres recebe visita de pesquisadores da Unesp e UniEvangélica
Grupo reuniu-se com gestores e coordenadores de curso para analisar possíveis parcerias entre Unesp, UniEvangélica, UnB e IF Goiano. Três áreas de trabalho foram definidas
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica) estiveram nesta sexta-feira, 06 de abril, no Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), onde reuniram-se com a equipe diretiva e os coordenadores de cursos da unidade. O grupo, que representava também a Universidade de Brasília (UnB), discutiu a formação de parceiras e pesquisas envolvendo as quatro instituições.
A reunião ocorreu na parte da manhã, e envolveu, inicialmente, a apresentação dos grupos e núcleos de pesquisa da Unesp e da UniEvangélica, que atualmente desenvolvem, também com participação da UnB, o projeto Novas fronteiras no Oeste: relação entre Sociedade e Natureza na microrregião de Ceres, em Goiás. O projeto foi firmado por meio do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) da Capes, e teve como objetivo investigar os efeitos socioambientais decorrentes da expansão agrícola na microrregião, a partir de 1940, conforme explicou o professor Antônio César Leão, do Campus Presidente Prudente da Unesp.
A partir da apresentação do Novas fronteiras no Oeste, os gestores e coordenadores do Campus Ceres e representantes das instituições analisaram outras iniciativas que podem ser firmadas entre estas instituições e o IF Goiano. Além de futuros editais do Procad/ Capes, considerou-se oportunidades de outra agências de fomento e também acordos de cooperação técnica.
Durante as explanações, os coordenadores de curso de graduação e de pós-graduação do Campus Ceres identificaram as principais temáticas que poderiam ser trabalhadas pela unidade, análise que considerou, além dos focos de atuação da Instituição, a infraestrutura laboratorial do campus. Três focos de trabalho foram definidos:
- - Meio Ambiente e recursos hídricos;
- - Produção Agropecuária; e
- - Saúde dos trabalhadores.
Para o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, parcerias como essas possibilitam ao Campus Ceres avançar no desenvolvimento científico e na sua função social de buscar solução para as demandas apresentadas regionalmente, por empresas e comunidade em geral. Uma nova reunião ficou agendada para o mês de maio, na qual espera-se analisar e delinear propostas de projetos e ações.
Ao fim do encontro os pesquisadores fizeram uma visita pelos departamentos do Campus Ceres, a fim de observarem as potencialidades da unidade para desenvolvimento de estudos e realização de análises.
Apresentação do docente Antônio Leão, da Unesp, acerca de resultados obtidos no projeto Novas fronteiras no Oeste (Crédito: Paulo Ricardo Leite)
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais