Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres dá início à 2ª edição da IntegraTec

Campus Ceres dá início à 2ª edição da IntegraTec

Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2018, 09h41 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 21h27 | Acessos: 1124

Evento voltado para os cursos técnicos tem programação com mais de 45 atividades, que ocorrem entre 18 e 20 de abril. Abertura ocorreu nesta quarta-feira, com participação de palestrante do Campus Urutaí

Texto: Tiago Gebrim
Fotos: Alexandre Oliveira

Na manhã desta quarta-feira, 18 de abril, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) deu início à sua 2ª Semana de Integração dos Cursos Técnicos – a IntegraTec. A semana, proposta pela diretoria de Ensino e pelos coordenadores de cursos técnicos, no ano de 2017, é uma forma de promover atividades que contemplem todos os cursos de nível técnico da unidade, propiciando maior integração entre os estudantes das variadas turmas.

A programação de abertura envolveu apresentações culturais dos estudantes de ambos os cursos, com destaque para o #SomosTod@sTech, que resgatou a história da unidade, desde sua criação, no início dos anos 1990, até a consolidação como IF Goiano e a abertura dos cursos atualmente ofertados. Houve também apresentação de dança e de flauta transversal, guiadas pelos estudantes Eloísio Silva e Fernando Carrilho, e do projeto Poesia Hoje, coordenado pelo docente Dione Uester Silva.

Na 1ª imagem, apresentação de dança dos estudantes, coordenada pelo discente Eloísio, à esq. Na imagem acima, o professor Dione Uester, à dir., com estudantes participantes do Poesia Hoje

Finalizando a programação de abertura, a unidade recebeu o docente Cléber da Silva, do Campus Urutaí do IF Goiano, especialmente convidado para a ocasião. Cléber ministrou a palestra O processo de nomeação e as relações motivacionais, apresentando os conceitos de toponímica, o estudo do nome próprio dos lugares, e a ecolinguística, que pesquisa as inter-relações entre a língua e seu meio ambiente.

Programação – a edição atual da IntegraTec envolve mais de 40 atividades, contemplando palestras, minicursos e oficinas sobre variadas áreas, indo de produção científica e escrita acadêmica a combate a assédios no meio escolar, não deixando de fora assuntos como enraizamento e produção de mudas, automação residencial, educação ambiental, sanidade animal, dinâmica da ditadura civil-militar brasileira, personalização de ambiente Linux, e interpretação artística. Todos os cursos técnicos – Agropecuária, Informática para Internet e Meio Ambiente – estão representados na programação, que se desenvolve até o fim da manhã desta sexta-feira, 20 de abril.

Professor Cléber da Silva, do Campus Urutaí, palestrante da solenidade de abertura da II IntegraTec

Ascom Campus Ceres