Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Programa de Residência Pedagógica seleciona professores

Programa de Residência Pedagógica seleciona professores

Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 09h12 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 16h51 | Acessos: 698

Vagas são para atuação como preceptor, responsável por acompanhar os estudantes residentes nas escolas. Candidatos aprovados receberão bolsa mensal no valor de R$ 765

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) publicou nesta segunda-feira 18 de junho edital para seleção de professores da rede pública de educação para atuarem como preceptores no Programa de Residência Pedagógica da Instituição. As inscrições podem ser realizadas até 22 de junho, presencialmente, nos Registros Escolares de Graduação (Dreeg), no próprio campus.

Instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Residência Pedagógica vista ampliar a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, tendo como parceiras as instituições das redes públicas de educação básica, de forma a valorizar os cursos de Licenciatura. Um de seus pressupostos é fortalecer a relação entre a Instituição de Ensino Superior e a escola, “promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores”, conforme a coordenação local do Programa.

Podem se inscrever professores da rede pública de educação, que sejam licenciados na área/ disciplina do estudante residente que irão acompanhar, com experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica e que sejam docentes em uma das escolas participantes e ministrem a disciplina na área do subprojeto. No presente edital participam a Escola Estadual Professora Maria Carmelita Macedo Corrêa e os colégios estaduais João XXIII e Hélio Veloso, todos do município de Ceres.

Entre outras atribuições, o preceptor atuará para:

• Elaborar, desenvolver e acompanhar as atividades dos residentes;
  • Controlar a frequência dos residentes na escola, repassando essas informações ao coordenador de área do subprojeto do IF Goiano;
  • Enviar ao coordenador do subprojeto quaisquer relatórios e documentos de acompanhamento das atividades dos residentes sob sua supervisão;
  • Elaborar e desenvolver, quando possível, projetos interdisciplinares que valorizem a conexão dos conhecimentos presentes da educação básica.

Seleção – O processo de seleção se dará em duas etapas, sendo a primeira eliminatória, com base na análise dos requisitos para candidatura à vaga, estabelecidos no subitem 4.1 do edital. A segunda etapa consiste na análise da carta de intenção, endereçada à comissão de seleção, na qual o candidato deverá expor os motivos pelos quais deseja participar do Programa.

Ascom Campus Ceres