Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Dia do Químico é comemorado com participação de egressos

Dia do Químico é comemorado com participação de egressos

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 09h04 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h45 | Acessos: 834

Evento trouxe cinco egressos da licenciatura, que compartilharam suas histórias e temores enquanto graduandos. Momento foi propício para tirar dúvidas dos estudantes e ampliar a visão sobre a profissão

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

Nesta quarta-feira, 20 de junho, estudantes da licenciatura em Química do Campus Ceres reuniram-se para ouvir os depoimentos de egressos do curso, numa atividade que comemorou o Dia do Químico, celebrado todo 18 de junho. O evento foi organizado pela docente Fabiana Marques e teve participação do Centro Acadêmico de Química e da coordenação do curso.

Durante as falas iniciais o diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, celebrou a presença dos cinco egressos – Ducilene Mendes, Hudson Coutinho, Jean Marcos, Allan Pablo e Francielle Reis –, que se dispuseram a participar da mesa redonda com os mais de 80 estudantes presentes. “É bom ver egressos tão recentes já contribuindo com a melhoria do nosso curso”, enfatizou.

Convidados para uma mesa redonda com os discentes, os egressos contribuíram com sua história pessoal, motivação para ingressar – ou persistir – na graduação em Química e os desafios que enfrentaram ao finalizar o curso. Ducilene Mendes, assim como outros colegas, enfatizou que não tinha interesse inicial no curso. “Não queria Química, e sim Matemática. Comecei a pensar na possibilidade ao visitar o Espaço das Profissões, na UFG, e ver o curso de Química Industrial”. Ainda assim, a egressa conta que não esteve satisfeita durante boa parte do curso, pelo fato de não se interessar pela licenciatura, o que mudou completamente quando ela iniciou as práticas em sala de aula.

Allan Pablo, que atualmente cursa mestrado em Química na Universidade Federal de Goiás, também não tinha interesse pela área, nem como disciplina, nem como curso. Quando ingressou no Campus Ceres, pensava em cursar dois períodos apenas para contribuir com sua próxima prova no Exame Nacional do Ensino Médio. Aprendeu muito com o curso, tornando-se um apaixonado não só pela área, mas pelas ciências em geral. “Aprendi sobre Astronomia, Física, Biologia, pois a natureza não deve ser vista de forma separada, como nas disciplinas. A [graduação em] Química me ensinou a ter um olhar bem amplo sobre a vida”, conta o egresso.

Francielle e Jean também iniciaram a graduação sem ter muita ideia do que queriam para o futuro. A egressa conta que um dos motivos de prestar a seleção foi a disponibilidade do curso na região. Bastou um ano de ingressa para começar a ter real interesse pela área, concomitantemente ao convite para lecionar. Jean, hoje cursando doutorado na área, informa que somente se identificou com a Química no último ano da faculdade. “A resposta [se é o curso certo pra você] não virá do mercado em não virá da pesquisa: virá de sua satisfação com seu trabalho”.

Exceção ao grupo, o egresso Hudson Coutinho diz que sempre teve afinidade com a área de exatas, além de ter sido motivado a ingressar na licenciatura por conta dos exemplos do irmão, que é professor, e de seu docente da disciplina de Química durante o Ensino Médio. Natural de Goiânia, conta que chegou a Ceres na época da abertura do curso, que decidiu fazer de imediato.

Após a apresentação, estudantes e professores fizeram perguntas aos egressos, em uma rica troca de experiências entre os visitantes e desses com os atuais discentes. Entre os temas que foram alvo de questionamentos estiveram reprovações em disciplinas, desafios nas primeiras incursões como professor e motivações para prosseguir na carreira.

Ascom Campus Ceres