Câmpus Ceres realiza o Dia de Campo de Feijoeiro-Comum
Evento tratou de métodos naturais de adubação e foi voltado a produtores rurais da região
Nesta sexta-feira, 2 de outubro, o Câmpus Ceres promoveu o Dia de Campo de Feijoeiro-Comum. Organizado pela pesquisadora e técnica do Laboratório de Solos do câmpus, Ana Paula Oliveira, o evento tratou da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), alternativa à adubação nitrogenada, que acarreta danos ao meio ambiente, além de ampliar custos à produção.
Realizado na Unidade Demonstrativa Experimental do câmpus, onde se localiza o pivô central de irrigação, o Dia de Campo teve como público-alvo produtores rurais do Vale de São Patrício e estudantes dos cursos de Ciências Agrárias do câmpus.
A programação foi composta de quatro estações, sendo elas Uso de plantas de cobertura na antecessão ao cultivo de feijoeiro-comum, Fixação Biológica de Nitrogênio no feijoeiro-comum, Seleção de genótipos eficientes na FBN e, por fim, apresentação dos resultados obtidos na Unidade Demonstrativa Experimental do Câmpus Ceres.
O evento faz parte de pesquisa desenvolvida em conjunto pelo Câmpus Ceres e a Embrapa Arroz e Feijão. O estudo avalia o desempenho agronômico de cultivar o feijoeiro-comum inoculado com bactérias que promovem a FBN.
Para Ana Paula Oliveira, a expectativa de público foi superada, com presença de muitos produtores: “A pesquisa só tem validade quando ocorre a transferência da técnica para o produtor, que é o beneficiário final do estudo”, complementou.
Este é o segundo evento dedicado ao Feijoeiro-Comum que o Câmpus Ceres realiza
Wilson Leandro, professor e pequisador da Universidade Federal de Goiás, foi um dos responsáveis pelas estações
Vista das estações 1 e 2, na Unidade Demonstrativa Experimental do Câmpus Ceres
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais