Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Cursos Superiores > Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Início do conteúdo da página

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 09 de Junho de 2015, 16h23 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 09h52 | Acessos: 7756

 

O curso abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços.Desenvolve competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico. Os graduados nos CST denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.
O Projeto Pedagógico deste curso, assim como os outros desta Instituição, compromete-se com a linha de uma pedagogia crítica de valorização do saber e do discente, preparando através de suas diretrizes e seu fluxograma um profissional completo, capaz de atuar em diferentes áreas, valorizando a formação de educador e pesquisador. Neste sentido, o curso fornece ao futuro profissional um conjunto harmônico de disciplinas que possibilitam esta formação tecnológica atualizada, o domínio de conhecimentos fundamentais da área de informática e o domínio de conhecimentos sobre o uso da Tecnologia da Informação (TI).
Para formar a base de conhecimentos científicos, o curso oferece disciplinas que vão permitir a abordagem de problemas de forma independente do momento histórico e contexto tecnológico no qual o egresso esteja inserido. Já para a base de conhecimentos tecnológicos, o curso dará ênfase a um elenco de disciplinas que permitem a aprendizagem das mais atualizadas tecnologias para desenvolvimento de sistemas e tratamento da informação, voltadas para um mercado de trabalho regional, com foco nas tecnologias utilizadas pelas empresas da região de inserção do curso, o que permite ao recém egresso uma compatibilidade entre os conhecimentos tecnológicos e o mercado em que estará ingressando.
Em paralelo aos conceitos científicos e tecnológicos serão trabalhados aspectos sociais e culturais que promovem o desenvolvimento conjuntural do futuro profissional, permitindo conscientização a respeito do papel da tecnologia e da ciência como instrumentos de bem-estar social e qualidade de vida.

Perfil Profissional: o profissional formado pelo Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve reunir conhecimentos básicos para o desenvolvimento tecnológico e aplicação de tecnologias da informação, em especial as voltadas para a análise de projetos de software, elaboração de projetos e documentação de software, implementação de programas de computador utilizando as mais modernas técnicas e metodologias existentes. O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

Áreas de Atuação Profissional: o egresso do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia junto às organizações dos setores públicos e privados, exercendo atividades que requeiram habilidades e competências no uso estratégico das tecnologias da informação, calcando seu trabalho nos seguintes princípios:
Sólida e atualizada formação tecnológica;
Conhecimentos fundamentais da área de informática;
Capacidade de adaptação a novas tecnologias;
Compromisso Social.
Progressão dos estudos com cursos de pós – graduação nos diferentes ramos das ciências exatas e na própria área educacional;
Atuação em Instituições públicas, bancos, empresas privadas exercendo as seguintes funções;
Gerenciamento de projeto de software em organizações públicas e privadas e com capacidade de conduzir projetos e liderar equipes relacionadas à Tecnologia da Informação;
Desenvolver e corrigir sistemas de softwares avançados;
Gerenciar recursos tecnológicos para estações de trabalho em rede ou na Internet;
Desenvolvimento e execução de soluções aplicadas à implantação da tecnologia da informação;
Regime de Funcionamento e Vagas

Turno: Matutino

Número de vagas: 30

Carga Horária: 2.191h

Última avaliação do INEP/ MEC: Nota 4 (Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior/ MEC n. 820, de 28 de outubro de 2015)

Link para o Processo Seletivo: https://sistemas.ifgoiano.edu.br/selecao_ifgoiano/index.php?id_selecao=MQ==

Local: Prédio da Informática, Campus Urutaí  IF Goiano.

Coordenador do curso: Prof. Me. Gabriel da Silva Vieira

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Documento: Projeto Pedagógico do Curso

Ato autorizado: SETEC/MEC Portaria N. 608, de 18 de dezembro de 2007.

Dirigentes relacionados ao curso: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/estrutura-organizacional-urutai

Fim do conteúdo da página