Página inicial > Notícias - PPGAq > Perguntas frequentemente direcionadas à Diretoria de Comunicação

Perguntas frequentemente direcionadas à Diretoria de Comunicação

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 10h11 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 11h31 | Acessos: 1005

Por quê não utilizamos fotos dos estudantes da própria instituição nos materiais de divulgação?

Este seria o ideal. Nada representa melhor nossos estudantes do que eles próprios.

No entanto, esbarramos em alguns problemas. O IF Goiano não dispõe de um fotógrafo profissional para atender as demandas de comunicação. O deslocamento de um fotógrafo para diversos campi é trabalhoso no sentido custo x tempo (assim como trazer os estudantes de vários campi para Goiânia também o é). Para atingir uma qualidade aceitável, a produção das fotos exigiria um local adequado como um estúdio fotográfico, uma preparação básica como figurino e maquiagem, além de envolver direta ou indiretamente vários outros servidores na organização dos ensaios.

A quantidade de processos seletivos e eventos anuais do IF Goiano torna essa prática quase impossível de ser aplicada em grande escala.

Por essa e outras questões, a Diretoria de Comunicação utiliza um banco de imagens online, o iStock. Desta forma garantimos o uso de imagens e ilustrações licenciadas de boa qualidade e economizamos muito tempo na criação dos materiais de divulgação.

Por quê determinada etnia ou tipo físico não está representada neste material?

Nós entendemos a importância da representatividade na comunicação. E também lutamos por isso. Procuramos representar diversos tipos físicos e etnias num contexto macro de comunicação. Ou seja, nem sempre teremos muitas etnias/tipos físicos representados no mesmo material, mas ao longo do tempo, revezaremos os "personagens" para alcançar esse objetivo.

Exemplo:
Processo seletivo para contratação de professores substitutos apresenta um homem negro.
Processo seletivo de cursos superiores de 2017 apresenta um rapaz branco e uma moça negra.
Evento de extensão de 2018 apresenta uma moça parda com corpo mais gordo.
Processo seletivo de cursos técnicos de 2019 apresenta uma moça PNE, uma branca de cabelo liso e uma branca de cabelo curto.

Outra questão é que o (já citado anteriormente) banco de imagens que utilizamos é estrangeiro. Várias das imagens disponíveis, são demasiadamente "stock" (imagens clichê com aspecto artificial) ou usam modelos com "cara de gringo" (tipos físicos, vestimentas ou ambientes fora da realidade brasileira), que destruiriam o objetivo básico de representatividade (o público-alvo se sentir representado na imagem).

Por quê não utilizamos as cores institucionais em determinado material?

As cores institucionais são importantes para reforçar a marca do IF Goiano e da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Porém, não é regra que apenas essas cores sejam utilizadas nos materiais institucionais.

Utilizar somente as mesmas cores, além de deixar as peças monótonas, geraria um outro problema: os materiais não se diferenciariam entre si. A longo prazo, isso geraria uma quantidade imensa de materiais verde e vermelhos.

Entendemos que utilizar as cores institucionais é prioridade para divulgações externas (quando as cores do Instituto farão um papel importante de diferenciação no ambiente apresentado, exemplo: uma feira com estandes de várias instituições, dentre as quais figura o IF Goiano). Nos demais casos, as cores aplicadas seguem uma lógica semiótica, com base nos princípios de psicologia das cores e/ou do contexto do evento, processo seletivo, projeto, etc.

Por quê não posso ter um logotipo do meu curso/setor/núcleo?

Os núcleos, setores e cursos funcionam como subdepartamentos dentro da Instituição. Criar uma marca pra eles, dividiria a força da marca institucional do IF Goiano (ver capítulo 11 da Política de Comunicação do IF Goiano). Esse é um problema antigo que vem sendo corrigido ao longo do tempo. As ações e documentos eram quase sempre assinadas com as logos ou nomes dos cursos, departamentos ou núcleos, muitas vezes sem menção nenhuma ao Instituto.
Dentro do contexto do IF Goiano, essa prática não parece tão problemática. Mas pensando no público externo, isso poderia ser muito confuso.

Exemplo 1:
Um jovem estudante do ensino médio está lendo um edital. No documento consta apenas a assinatura da "Pró-Reitoria de Ensino", sem menção nenhuma à marca visual do IF Goiano.

Exemplo 2:
Um evento de agronomia interinstitucional possui assinatura com quatro logos diferentes: de um curso de agronomia, da Pró-Reitoria de extensão, do projeto "Agronomia Eficiente" e do PPG de agronomia. Quais instituições estão realizando este evento?

A marca institucional do IF Goiano exige um esforço coletivo para se consolidar. A criação e aplicação de logotipos para subdepartamentos, vai na direção contrária a isto.

Por quê meu chamado está demorando para ser atendido?

A Diretoria de Comunicação atende chamados institucionais e dá suporte a outras atividades de vários campi. A combinação "equipe pequena + alta quantidade de demandas" pode fazer com que alguns chamados não sejam atendidos no prazo previsto.

Os chamados serão atendidos o mais rápido possível, levando em consideração: data de abertura, nível de urgência e prioridade do serviço. É muito importante que as demandas sejam requisitadas com antecedência, para que haja prazo hábil de execução.

Por quê a Diretoria de Comunicação não pode publicar que eu apresentei meu trabalho/pesquisa em determinado congresso/evento?

As matérias para o site Institucional são escolhidas com base em critérios jornalísticos, como data da notícia, relevância para o Instituto e impessoalidade. No decorrer da vida acadêmica, professores e estudantes conquistam méritos que certamente são motivo de orgulho para o IF Goiano, mas nem sempre são elegíveis para compor uma matéria jornalística no nosso portal.