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VIII Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes

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Publicado: Quarta, 05 de Mai de 2021, 10h16 | Última atualização em Quarta, 05 de Mai de 2021, 10h16 | Acessos: 2335

VIII REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLÉGIO DE DIRIGENTES

04/05/2021, TERÇA-FEIRA, ÀS 08:30, POR WEBCONFERÊNCIA.

 

 

ASSUNTOS DISCUTIDOS

 

Questionário de avaliação de governança e gestão do TCU (CGRC)

Representantes do Comitê de Gestão e Governança do IF Goiano apresentaram para conhecimento do Colégio de Dirigentes proposta de minuta da estrutura de governança para a Instituição, seguida do questionário de avaliação de governança do TCU, o qual precisará ser respondido até o dia 14/05 pela Reitoria. O objetivo do questionário é analisar o índice de governança, gestão e maturidade da Instituição; auxiliar o mapeamento de pontos que precisam de reestruturação; medir a evolução dos índices e estimular as boas práticas de governança. O resultado dessa avaliação servirá como um diagnóstico para o planejamento.

 

Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC; Política de Impressão; Guia de Processo de Contratação de Bens e Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC (CGD); Guia de Processo de Software (CGD)

Representante da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) apresentou histórico das etapas e diretrizes que nortearam a construção dos documentos, que serão apreciados pelo Conselho Superior. Expôs sobre as orientações para impressão. Relatou o fluxo de atividades necessárias para entrega de um produto de software a determinada área requisitante no âmbito do IF Goiano. Expôs os procedimentos a serem observados durante as contratações de TIC, conforme disposto na Instrução Normativa n. 01 de 04 de abril de 2019 e suas atualizações, além das orientações correlatas disponibilizadas no site do Governo Digital. O colegiado concordou com o encaminhamento dos documentos para o Conselho Superior.

 

Carteirinhas Estudantis Digitais

Representante da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) informou sobre campanha que pretende desenvolver, direcionada aos estudantes, informando que podem baixar a carteirinha estudantil pelo aplicativo móbile do IF Goiano. Solicitou o apoio da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) para fazer a divulgação.

 

Formação de professores para práticas educacionais inclusivas

Representante da DAE apresentou proposta de capacitação para oferta de curso a ser desenvolvida entre a Diretoria de Assuntos Estudantis e a Pró-reitoria de Ensino, voltada para docentes, técnicos administrativos em Educação, membros dos Napnes e equipe multiprofissional. A justificativa dessa oferta é para atender princípios de prática educacional inclusiva e embasamento legal, com o objetivo de fornecer formação sobre práticas educacionais e êxito dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Encaminhamento: foi sugerido buscar o apoio do Centro de Referência em EaD, para a oferta do curso, apresentar a proposta para conhecimento e sugestões do Colégio Dirigentes de Ensino, bem como intensificar a proposta junto à Pós-graduação.

 

Criação de Grupo de Trabalho para implantação do Sistema Integrado de Administração de Serviços - Siads

Representantes da Pró-reitoria de Administração (Proad) apresentaram ao Colegiado o caminho já percorrido, a metodologia e o cronograma de implantação do Sistema Integrado de Administração de Serviços (Siads) no âmbito do IF Goiano, visando atender a nova legislação do Governo Federal. A proposta é a criação de um comitê para implantação desse sistema, composto pelos contadores e servidores responsáveis pelo Almoxarifado e Patrimônio das unidades, sendo a Proad a responsável pelo suporte na implantação do Siads junto com o Comitê. Esse novo sistema permite um controle completo e efetivo dos estoques de materiais, bens patrimoniais e serviços de transporte; além do controle de depreciação dos bens, viabilizará a realização de inventário eletrônico em plataforma móbile e ampliará o registro contábil, ou seja, será possível o reconhecimento periódico da depreciação e da amortização desses bens, realização do inventário eletrônico e automatização do registro contábil integrado ao Siafi, em tempo real. Encaminhamento: gabinete da Reitoria encaminhará ofício solicitando o apoio das unidades na indicação de nomes para compor o comitê, além do apoio e envolvimento dos gestores na implantação.

 

Lançamento dos editais PIQ e PICSS - primeiro semestre de 2021

Representante da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) expôs que o PICSS é um programa de afastamento exclusivo para docentes, não envolvendo o pagamento de bolsa de estudo, somente a liberação do servidor. Já no PIQ ocorre o recebimento de bolsas, com afastamentos parciais permitidos via edital. Apresentou-se o cronograma com todas as datas e etapas de cada edital para avaliação do Colegiado. Informou, ainda, que existem tratativas com a UFRRJ para a possível oferta de Minter e Dinter.

Representante da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) relatou mudanças ocorridas na legislação, onde consta que qualquer afastamento para capacitação precisa ter a liberação do servidor vinculada a um edital. Relatou que o percentual de liberação pode ser de até 15% sendo de responsabilidade de cada campus fazer esse levantamento, assim como definir áreas prioritárias.

Encaminhamento: Proppi e DGP estudarem possibilidades de lançamento do edital para posterior prosseguimento dos cronogramas apresentados.

 

Instrução normativa sobre o fluxo de publicações no portal do IF Goiano

Representantes da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) apresentaram ao Colegiado o histórico de construção conjunta do documento pelos servidores da Dicom e comunicadores dos setores de comunicação do IF Goiano. Reforçaram que o documento vem para normatizar o que os comunicadores já fazem na prática, critérios de noticiabilidade e prazos de atendimento das demandas. O documento não recebeu contribuições do Colegiado.

 

Instrução normativa que estabelece e autoriza, em caráter excepcional, normas operacionais, procedimentos e competências para a realização de eventos on-line a serem transmitidos no canal oficial do YouTube, utilizando a ferramenta StreamYard do IF Goiano

Representante da Dicom relatou que o documento surgiu devido a alta demanda de eventos on-line no período da pandemia e solicitações de uso do canal do YouTube do IF Goiano, situações que demandaram normatização. Expôs sobre a ferramenta do StreamYard, como foi adquirida a versão paga para o Instituto e os procedimentos para solicitação de uso.  O documento não recebeu contribuições do Colegiado.

 

Alinhamento para a relação institucional e governamental

Representantes do Conif, Fernanda Torres (assessora parlamentar) e Alexandre (assessor executivo) expuseram o panorama atual do Parlamento para uma atuação política. Mencionaram que a emenda parlamentar é fruto da construção de um relacionamento contínuo com o parlamentar, se trata de um processo de convencimento, uma espécie de lobby em defesa de interesses comuns para o setor da Educação e que precisa ser muito bem trabalhado por meio de ações conjuntas, que inicia com os vereadores das regiões onde os campi estão situados. Ressaltaram a importância de uma atuação em Rede e o papel do Conif como um Conselho propositor de políticas de públicas junto ao MEC. Reforçaram sobre a necessidade da construção de relacionamentos fortes com parlamentares, boa reputação e defesa de interesses comuns.

 

Fluxos de documentos entre os campi e a Reitoria

Reitor informou que a Diretoria de Gabinete da Reitoria irá organizar um momento no dia 06/05, às 09h, com as chefias de Gabinetes dos campi para iniciar um processo de construção conjunta do fluxo e padronização dos documentos oficiais.

 

Realização do Integra IF

Representante substituta da Direção-geral do Campus Iporá apresentou a sugestão de data para a realização do evento institucional Integra IF ocorrer entre os dias 05 a 09/10, com a abertura oficial no dia 05. Colegiado aprovou a sugestão de data apresentada.

 

Evento Embrapii Day IF Goiano

Representante da Direção-geral do Polo de Inovação convidou o Colegiado para participar no dia 25/05, das 09 às 11h, do Embrapii Day, evento totalmente on-line, que tem o objetivo de apresentar o que é a Embrapii, como funciona, como os campi podem submeter projetos e, por fim, solicitou apoio de todos na divulgação e participação.

 

 

INFORMES GERAIS/OUTROS ASSUNTOS

 

- Pró-reitoria de Ensino reforçou o pedido ao Colegiado sobre a solicitação de liberação dos servidores intérpretes de Libras de suas unidades para auxiliarem durante o evento ELPED.

 

- Pró-reitoria de Extensão convidou para a live com a temática sobre teatro, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 06/05, às 19h, pelo canal do YouTube da Proex. Ressaltou também a necessidade de conseguir o apoio de dois intérpretes de Libras.

 

 

 

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