Janeiro Branco

Publicado: Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 11h57 | Última atualização em Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 12h21 | Acessos: 1690

O Janeiro Branco é um mês dedicado a colocar o tema “Saúde Mental” em evidência na sociedade. Essa campanha teve início em Janeiro de 2014, quando psicólogos(as) de Uberlândia (MG) foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falar às pessoas sobre o assunto.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença: é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, dessa forma, merece atenção em todas as suas vertentes. A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Para um convívio social mais saudável, é importante investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais.

Para contemplar as necessidades dos servidores no âmbito da saúde mental, o IF Goiano desenvolve, desde o início da pandemia,  palestras e lives, o Conversas de Quarentena e a Meditação semanal. Além disso, tem ofertado atendimentos psicológicos coletivos e individuais, o Papo de Mulher, o Papo Bem Nutrido e o Café com Novas Ideias.

Aos estudantes, pensando o primeiro mês do ano como "uma folha ou uma tela em branco", quando as pessoas estão mais propensas a repensar suas vidas, relações sociais, condições de existência, emoções e sentidos existenciais, o Instituto preparou materiais sobre saúde mental específico para adolescentes e jovens. Confira:

Cartilha Saúde mental de adolescentes e jovens (UNICEF)

Canal de ajuda em Saúde Mental "Pode Falar" (13 a 24 anos)

Mapa de Saúde Mental (iniciativas de atendimento gratuito ou voluntário online)

Guia de Autocuidado "Ser adolescente e jovem que se cuida!"

Portal Janeiro Branco

Cartilha Prevenção de suicídio - Jovens e Adolescentes