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A Comissão de Formação Continuada, instituída pela Portaria n. º 98/2021, e com base na Resolução nº 01/2021, tem o prazer de dar continuidade ao Ciclo de Formação Continuada do ano de 2022 do Campus Rio Verde. Com o tema “Planejamento e procedimentos metodológicos de ensino-aprendizagem com foco nas metodologias ativas, tecnologias digitais e cultura Maker, o ciclo objetiva discutir elementos teóricos e práticos acerca do planejamento, procedimentos didático-metodológicos e ferramentas pedagógicas com foco nas metodologias ativas, tecnologias digitais e educação Maker.
Em 2021, 42 professores participaram do módulo I- Ensino Híbrido e as tecnologias digitais para ensinar e avaliar (curso de videoaulas e Métodos de ensino e avaliação no moodle)
Em 2022 serão trabalhados os módulos II - -Educação e Cultura Maker ; II-Metodologias ativas, ferramentas digitais para o ensino- aprendizagem e avaliação, Ensino por projetos e centrado no estudante; e IV- Técnicas para organização, e gestão do tempo e do planejamento.
Educação e Inovação Maker foi pensado também para o processo de formação continuada de servidores do Campus Rio Verde, bem como estudantes, considerando que temos um labMaker com vários artefatos tecnológicos, prontos para ser utilizado como laboratório de ensino-aprendizagem.
O curso introduzirá o participante na Cultura e Educação Maker, de modo a apresentar alguns dos aspectos históricos, teóricos e epistemológicos do movimento Maker, sinalizar as sinergias das Metodologias Ativas com a Cultura Maker, destacar o papel dos professores na Educação Maker e partilhar experiências, inovação e empreendedorismo.
Com duração de 30 horas, no curso serão apresentados elementos teóricos e práticos sobre a Cultura Maker na educação e as Metodologias Ativas, vertentes teóricas que desenvolvem o conceito das pessoas, professores, estudantes como protagonistas, participantes ativos, construtores/fazedores do seu conhecimento.
A Educação Maker incentiva que a pessoa seja criadora/fazedora (maker) e possui como essência ideias como “Faça você mesmo” (Do it yourself - DIY), ou mesmo "Faça com os outros" (Do it with others - DIWO), “mão na massa" e "aprender fazendo". Na Educação, os professores pesquisadores Makers instigam o trabalho com projetos, de forma colaborativa, criativa, inovadora, interdisciplinar, de modo a desenvolverem competências como criatividade, empatia, autonomia, capacidade de investigar, descobrir, conectar, criar, reflexão crítica e política, competências estas, necessárias e urgentes na atualidade, de modo a transformar a sala de aula em espaços Makers.
Qualquer pessoa pode participar do curso, professores da educação básica, professores do ensino superior, alunos do ensino médio, alunos do ensino superior e todas as pessoas que tenham interesse na cultura Maker.
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