Página inicial > Notícias - PPGAq > Dados Climáticos da Estação Meteorológica do IF Goiano Campus Posse (DATA-CLIF)

Dados Climáticos da Estação Meteorológica do IF Goiano Campus Posse (DATA-CLIF)

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 14h38 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 14h58 | Acessos: 784

Estação Meteorológica do IF Goiano Campus Posse

O DATA-CLIF destina-se ao estudo e divulgação de dados registrados na estação meteorológica localizada nas dependências do Campus Posse (Latitude 14° 06' 32'' S, Longitude 46° 19' 39'' W e altitude de 851 m) visando à disseminação de informações para a comunidade externa.

Para a coleta dos dados são utilizados quatro sensores essenciais, sendo estes, o anemômetro (velocidade e direção do vento), piranômetro (radiação solar), termohigrômetro (temperatura e umidade relativa) e pluviômetro (precipitação).

Espera-se que as informações disponibilizadas auxiliem o planejamento agrícola e tomada de decisão para os agricultores e comunidade da região de Posse/GO e Oeste Baiano/BA, além de estudos climáticos e pesquisas aplicadas.

Nota: Para fins de pesquisa ou publicação com os dados extraídos do DATA-CLIF, os autores devem inserir um agradecimento ao Instituto Federal Goiano – Campus Posse pela disponibilização.

Membros do projeto:

• Mateus Rosa dos Santos (Aluno Bolsista)
  • Letícia Bastos da Mata (Aluna Voluntária)
  • Marcelo Zolin Lorenzoni (Professor Coordenador)
  • Paulo Rogério de Souza e Silva Filho (Professor Colaborador)
  • Danilo Gomes de Oliveira (Professor Colaborador)