Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Notícias - PPGAq > Divulgados editais de processos seletivos para mestrados e doutorado
Início do conteúdo da página

Divulgados editais de processos seletivos para mestrados e doutorado

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 14h14 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 14h14 | Acessos: 1912

Inscrições terão início no dia 15 de janeiro de 2018.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) torna públicos editais para processos seletivos de mestrados e doutorado acadêmico e profissionais. As inscrições estarão abertas de 15 de janeiro até 2 de fevereiro de 2018 e podem ser feitas pela internet.

Ao todo são até 49 vagas para os programas de mestrado acadêmico em Agroquímica, Biodiversidade e Conservação, Agronomia e Zootecnia, além de doutorado em Agronomia. Todos esses cursos são oferecidos pelo Campus Rio Verde.

Já para os mestrados profissionais estão disponíveis 106 vagas para os programas em Bioenergia e Grãos, Engenharia Aplicada e Sustentabilidade e Tecnologia em Alimentos – todos também oferecidos pelo Campus Rio Verde – e também em Conservação e Recursos Naturais do Cerrado e Proteção de Plantas, do Campus Urutaí; Irrigação no Cerrado, do Campus Ceres, e Olericultura, no Campus Morrinhos.

As regras e etapas de seleção estão descritas nos editais dos certames (veja abaixo). O resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 6 de março de 2018 e o início das aulas deve ocorrer no dia 19 de março.

Acadêmico/Profissional – Tanto os mestrados e doutorados acadêmicos quanto os mestrados profissionais são modalidades de pós-graduações Stricto sensu, contudo com finalidades diferentes.  Enquanto os primeiros visam ao objetivo essencialmente científico, o segundo é voltado à capacitação de profissionais, com vistas a estudar técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mundo do trabalho.

Como as especificidades de ambos são particulares, os cursos de cada modalidade são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com base em critérios diferenciados. Esses critérios são definidos pelas áreas de avaliação e realizados por subcomissões específicas.

Geralmente, cursos acadêmicos exigem como produção final uma dissertação. No caso dos mestrados profissionais, além do artigo/dissertação, é esperada uma produção técnica alinhada à área do programa e à linha de pesquisa.

 

Confira:

 

Edital mestrados/doutorado acadêmico

 

Mestrados profissionais

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página