Página inicial > Últimas Notícias Campos Belos > Instituto aprova cinco projetos em Chamada Universal

Instituto aprova cinco projetos em Chamada Universal

Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 17h01 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 09h26 | Acessos: 266

Edital é o mais concorrido da ciência brasileira e aceita projetos de pesquisa de todas as áreas.

Cristiane Ribeiro, do Campus Urutaí, é uma das pesquisadoras contempladas pela chamada. Foto: acervo pessoal.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) aprovou cinco projetos na Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital é o mais concorrido da ciência brasileira e tem o objetivo de democratizar o fomento à pesquisa científica e tecnológica e a inovação no país.

Nesta chamada, o CNPq aprovou, ao todo, 2.694 projetos nas mais diversas áreas do conhecimento, totalizando 250 milhões de reais. É o maior valor da história do edital.

Os recursos disponibilizados foram divididos em duas faixas, com valores de até 165 mil reais na Faixa A, na qual o IF Goiano teve três projetos aprovados, e até 275 mil reais na Faixa B, com mais duas aprovações do Instituto.

Os projetos aprovados pelo IF Goiano são das áreas de Ciências Ambientais, Agronomia, Engenharia Agrícola, Educação e Zootecnia. Foram dois estudos coordenados por docentes do Campus Urutaí – Cristiane Maria Ribeiro e Guilherme Malafaia Pinto; um do Campus Ceres, cujo responsável é o professor Henrique Fonseca Elias de Oliveira e dois do Campus Rio Verde, do técnico administrativo Tiago Paim e do docente Fabiano Guimarães Silva, que também é diretor-geral dessa unidade.

“Essa aprovação é a minha consagração, é o sonho de todo mundo que quer ser um grande pesquisador. É um reconhecimento da comunidade acadêmica de que seu tema tem mérito e rigor científicos e de que sua produção é de excelência”, comemora Cristiane, única mulher entre os aprovados.

Excelência - O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, lembra que o Instituto está entre as instituições da Rede Federal que mais aprova projetos nesse edital. Como a concorrência é grande, apenas os que conseguem uma pontuação muito elevada são contratados.

“Nesta chamada, os projetos tinham que ser enviados por meio de rede de pesquisa, inclusive, pontuando cooperação internacional. Mesmo assim, tivemos vários projetos submetidos no IF Goiano e esses cinco aprovados”, justifica o pró-reitor.

Devido a essa ampla procura, o IF Goiano buscou meios de capacitar seus pesquisadores à Chamada Universal. Para tanto, realizou em setembro do ano passado live com profissionais experientes e vários projetos aprovados ao longo da carreira.

Confira resultados:

Faixa A