Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do IF Goiano (Naif)

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 09h52 | Última atualização em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 17h00 | Acessos: 4806

O IF Goiano vem promovendo Arte e Cultura de forma integrada, objetivando fomentar a produção cultural, artística e esportiva da comunidade acadêmica, estabelecendo mecanismos que inter-relacionem o saber acadêmico com o saber popular, visando o desenvolvimento cultural do IF Goiano e da comunidade. Para que isso aconteça promovemos, incentivamos e buscamos priorizar ações contínuas de caráter cultural, educativo e social, contando sempre com o envolvimento da comunidade interna e externa.

A consolidação da Arte e Cultura no Instituto Federal Goiano vem acontecendo gradualmente, aproximando e integrando os 12 (doze) campi da Instituição. Esse fortalecimento ocorre graças ao esforço coletivo de professores, servidores e alunos, principalmente nos últimos cinco anos. No intuito de viabilizar as ações, programas, projetos e eventos de Arte e Cultura no âmbito do IF Goiano de forma efetiva e integrada, a Pró-Reitoria de Extensão constituiu, em 2016, o Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do IF Goiano – NAIF Institucional e os NAIF’s locais, com uma comissão em cada unidade, cujo objetivo principal é fomentar a integração artística e sociocultural, articulando-as de forma indissociável ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.

Desde a institucionalização, os núcleos tornaram-se responsáveis pela gestão de ações, programas, projetos e eventos de arte e cultura, que além de promover atividades específicas, têm o compromisso de promover a articulação, inserção e reflexão cultural junto à comunidade interna e externa ao IF Goiano. Consideramos que a cultura tem papel importante no processo de formação integral dos alunos e valorização das pessoas que trabalham com arte e cultura no ambiente acadêmico, além de viabilizar a inclusão social.

Sendo assim, o NAIF também tem o intuito de fortalecer, valorizar e difundir as diversas manifestações culturais existentes na sociedade. De acordo com o artigo 215 da Constituição Brasileira de 1988, “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais” e isso reforça o entendimento do IF Goiano no sentido da necessidade de sempre buscar meios e práticas que viabilizem esses programas e projetos. Ademais, desde a criação do NAIF, o IF Goiano oportuniza editais específicos para o apoio de projetos de Arte e Cultura com bolsas para os alunos participantes.

 

Cartilha do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (Naif) 

Agenda Cultural

Projetos de Arte e Cultura

Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página