Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Permanência
Início do conteúdo da página

Plano Estratégico de Permanência e Êxito

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 12h35 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 12h35 | Acessos: 11618

RAIO - X DA PERMANÊNCIA - #RXPEPE

O Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE) do IF Goiano tem como objetivo promover, por meio de ações sistêmicas e locais articuladas, a permanência e o êxito dos estudantes à luz do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Trata-se de um projeto desenvolvido pelas comissões locais e central, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino. O PEPE busca a realização de ações e projetos administrativos e pedagógicos, integrado com a extensão e pesquisa, para minimizar a evasão e a retenção dos estudantes.

A primeira ação realizada pelas comissões do PEPE em 2018, foi um levantamento quantitativo e qualitativo das taxas e causas de evasão e retenção dos estudantes. No levantamento quantitativo, as taxas de evasão, retenção e eficiência acadêmica foram analisadas a partir dos dados do SISTEC/Plataforma Nilo Peçanha 2017.

Quanto ao levantamento qualitativo, as causas de evasão, retenção e eficiência acadêmica, referentes ao ano de 2018, foram coletadas por meio de um formulário eletrônico, aplicado aos docentes, técnicos administrativos efetivos da área pedagógica e para os estudantes em curso de todos os níveis, formas, tipos e modalidades de ensino da educação básica profissional e superior, independentemente de seu ano e período do curso na modalidade presencial e à distância.

De posse desses dados quantitativos e qualitativos, foi elaborado, pelas comissões do PEPE, um formulário específico para aplicar aos estudantes evadidos entre os anos de 2018 e 2019 com o objetivo de compreender os reais motivos de evasão dos cursos do IF Goiano. A partir de então, foi sugerido pelo PEPE, a aplicação, anualmente, desse formulário pelas secretarias dos campi ao estudante, que porventura, indicar sua desistência do curso, seja por transferência interna ou externa ou até mesmo por abandono do curso. Assim, o estudante deveria respondê-lo como condição de receber o documento solicitado de desistência do curso.

Como parte de uma das ações do PEPE, foi realizado no início do ano de 2019, pelas Pró-Reitorias de Ensino e Extensão, nos 12 campi do IF Goiano, o PEPE itinerante. Nessas visitas foram apresentados os resultados do diagnóstico de 2018, as ações realizadas de permanência e êxito e as proposições de intervenção, tanto institucionais quanto locais, de superação e monitoramento da evasão e retenção com o objetivo de contribuir para elevar os índices de permanência e êxito dos estudantes, em todos os níveis, tipos, formas e modalidades de ensino ofertadas pelo IF Goiano, por meio de ações efetivas e coletivas.

Em 2020 foi aplicado um questionário aos estudantes de todos os níveis de ensino e modalidade para avaliar as atividades de ensino na Plataforma Moodle no período de pandemia da COVID-19, com o objetivo de subsidiar o aperfeiçoamento da oferta do ensino no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no âmbito do IF Goiano.

Também foi realizado em 2020, o I Seminário do PEPE, no Integra IF Goiano, onde os doze campi tiveram a oportunidade de relatarem suas experiências administrativas e pedagógicas no período da pandemia da COVID-19.

Em 2021 ocorreram diversas reuniões entre a comissão central e as comissões locais para tratar dos diversos aspectos que influem no acesso, permanência e êxito dos estudantes do IF Goiano.  Essas comissões foram divididas em três grupos de trabalho: uma frente lidando com a análise de dados já levantados, uma com levantamento de práticas e ações desenvolvidas pelos campi e outra com a formulação e aplicação dos diagnósticos.

O trabalho desenvolvido por essas comissões durante o ano de 2021 culminou na aplicação do diagnóstico da permanência, na escrita do Relatório Consolidado da Permanência e no II Seminário da Permanência e Êxito.

O II Seminário da Permanência e Êxito foi realizado no Integra IF Goiano em 03 de dezembro de 2021 e teve a participação dos doze campi apresentando as principais ações, dificuldades e êxitos de 2021 e  possíveis desafios para 2022. Os grupos de trabalho também apresentaram as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento.

 

Apresentamos,  a seguir, algumas ações desenvolvidas para consulta:

 

1.Resultado da pesquisa quanti-qualitativa com estudantes do ensino médio e superior - 2018

2.Resultado da pesquisa quanti-qualitativo com docentes - 2018

3.Resultado da pesquisa quanti-qualitativo com TAEs - 2018

4.Principais fatores de evasão-Ensino médio e Superior - 2018

5.Principais proposições por campus de superação da evasão e retenção - 2018

6.Resultado dos indicadores - comparativo por campus (SISTEC - 2017-2018)

7.Resultado geral da pesquisa quanti-qualitativa dos alunos evadidos - 2018/2019

8. Resultado geral da pesquisa quanti-qualitativa com estudantes e servidores - 2017

9. Resultado geral da pesquisa quanti-qualitativa com estudantes e servidores - 2018

10. I Seminário de Permanência e Êxito do IF Goiano: Compartilhamento de práticas e experiências em tempos de pandemia 2020

11. Relatório do I Seminário de Permanência e Êxito do IF Goiano/2020

12- Resultado da pesquisa quanti-qualitativo com os estudantes e docentes sobre as atividades de ensino em EaD em 2020

13- Resultado da pesquisa quanti-qualitativo com os estudantes evadidos em 2020

14. II Seminário da Permanência e Êxito 2021

15. Resultado Geral da pesquisa quanti-qualitativa com os estudantes 2021

Clique e veja as fotos do PEPE Itinerante

16. E-book Permanência e êxito no IF Goiano: ações para intervenção e monitoramento

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página