Página inicial > Últimas Notícias Campos Belos > Medalhas e premiações na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020-2021

Medalhas e premiações na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020-2021

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 09h26 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 16h09 | Acessos: 3461

É com muita alegria e satisfação que anunciamos os estudantes que foram destaque nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica nas edições de 2020 e de 2021. O Instituto Federal Goiano - Campus Campos Belos, tem marcado sua participação na OBA desde 2018, e os resultados positivos seguem aparecendo graças ao empenho e participação dos estudantes no processo.

O professor de Física Thiago Coelho, representante da olimpíada no campus, observa que: "Antes do teste os alunos se sentem inseguros por não terem muitos conhecimentos em Astronomia, é normal isso. Mas a prova vai além, pois são exploradas competências básicas como leitura e interpretação de textos e gráficos, matemática básica, raciocínio lógico, etc. E é legal após a olimpíada ver esses mesmos alunos comemorando porque tiraram alguma nota (alta ou baixa) em um teste onde não esperavam muita coisa." Segundo o professor, o foco não está no treinamento para que venham mais medalhas e premiações, e complementa: "É sempre um convite ao conhecimento científico e à aprendizagem. A motivação do estudante ao perceber que ele é capaz de encarar um teste, por mais simples ou complexo, supera qualquer premiação embutida no processo."

O diretor do campus, professor Fabiano Arantes, coloca que: "A premiação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), coordenada em nosso campus pelo professor Thiago Coelho, da área de Física, é uma conquista grandiosa. Acredito que este resultado reconhece a dedicação do professor e dos discentes envolvidos e aponta para a certeza de que o conhecimento transforma e reafirma o papel da ciência como método para a produção do mesmo. Como Professor e Diretor, me sinto orgulhoso em ver nosso Campus confirmando seu papel de agente de transformação, através da educação, mesmo com todas as dificuldades impostas atualmente.”

No ano de 2020 três estudantes foram premiados com medalhas (uma de ouro e duas de prata). Além disso, neste mesmo ano o professor representante premiou cada um dos cinco primeiros colocados com um livro. Já em 2021 tivemos novamente um estudante premiado com medalha de ouro.

FELISMAR TEIXEIRA DOS SANTOS ALVES - Técnico em Informática

Medalha de ouro em 2020 e 2021