Página inicial > Últimas Notícias Campos Belos > Pós-graduandos realizam ação no Lar dos Idosos – Casa da Baiana

Pós-graduandos realizam ação no Lar dos Idosos – Casa da Baiana

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 15h11 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2017, 11h38 | Acessos: 2309

Ação organizada pelos Pós-graduandos da Especialização em Ensino de Humanidades ocorreu neste mês de junho sob a orientação do Professor Dr. Abel de Castro. Foi realizado um almoço e houve um belo momento de confraternização.

Ação dos Pós-graduandos ocorreu neste mês de junho no Lar do Idoso Casa da Baiana

O curso de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal Goiano – Campus Campos Belos, a partir dos estudos realizados na disciplina de Tópicos em Sociologia, abordou concepções importantes de grandes pensadores, ao qual foi dado maior destaque à ideia de Max Weber, que aborda o conceito de ação social e destaca a importância desse pressuposto para a relação entre os indivíduos no contexto social.

Em uma proposta do Professor Dr. Abel De Castro, realizou-se uma visita da turma ao asilo “Lar dos Idosos – Casa da Baiana”, uma instituição Filantrópica construída na cidade de Campos Belos-GO. O asilo é localizado na zona urbana, especificamente no Setor Industrial, abriga cerca de 21 idosos, e é coordenado por uma equipe, que se revessam entre turnos para fornecer assistência às pessoas que se encontram na casa.

A turma da Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal Goiano entrou em contato com a coordenadora do asilo e definiu o encontro, onde os integrantes colaboraram um almoço a ser realizado, o qual ocorreu em meados do mês de junho de 2017.
No asilo, os Pós-graduandos e o professor regente foram bem recebidos, e enquanto realizavam entrevistas com os hóspedes, foram feitas anotações mais específicas sobre a realidade vivenciada e também da história de vida dos idosos, o que proporcionou aos alunos do curso mais conhecimentos sobre as técnicas de pesquisa de campo.

No almoço, houve grande confraternização juntamente com os idosos e a equipe de funcionárias que prestavam serviços. O deslocamento até o asilo proporcionou uma aprendizagem bastante significativa e permitiu que os alunos conhecessem a realidade dessa instituição, que abriga uma diversidade de sujeitos, cada um com suas respectivas necessidades, levando-os a observar a forma pelo qual é dado o atendimento aos idosos.

A história ensina-nos que o homem não teria alcançado o possível se, muitas vezes, não tivesse tentado o impossível.
(Max Weber)

Por Éwerton Henrique da Silva Cruz - Pós-graduando em Ensino de Humanidades no IF Goiano - Campus Campos Belos.

Clique aqui e acompanhe mais fotos da visita

Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Campus Campos Belos