Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Dia do Agrônomo é comemorado no Campus Ceres

Dia do Agrônomo é comemorado no Campus Ceres

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 18h12 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h23 | Acessos: 1197

Em evento organizado pelo Centro Acadêmico e a coordenação de curso, estudantes tiveram palestras sobre ART, controle biológico, nutrição e biotecnologia

Por Tiago Gebrim
Fotos: Alexandre Oliveira

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou nesta terça-feira, 09 de outubro, a comemoração ao Dia do Agrônomo. O evento, promovido pelo Centro Acadêmico de Agronomia (CAAgro) e pela coordenação do curso, trouxe uma programação de um dia todo, com palestras para complementar a formação dos graduandos. Além dos bacharelandos, estudantes do curso técnico em Agropecuária integraram o público.

Na abertura, o presidente do CAAgro, Willian Sulino, dividiu espaço com o coordenador do bacharelado em Agronomia, Renato Rodovalho, e o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus. O momento foi marcado por falas sobre responsabilidade e oportunidades. “No dia de hoje estamos aqui frisando novamente a importância do engenheiro agrônomo, que está presente na vida de cada cidadão desde quando ele acorda até a hora que dorme”, destacou Sulino. Para Rodovalho, os e estudantes devem aproveitar todas as atividades extraclasse para ampliar seu conhecimento e currículo: “Nesse mercado de trabalho cada vez mais competitivo, percebo que os profissionais agrônomos precisam de muito estudo pra competir no mercado de trabalho”, enfatizou.

O diretor-geral destacou a qualidade da formação conferida pelo IF Goiano e, ao mesmo tempo, lembrou o desafio que espera os futuros profissionais. “Nós esperamos que vocês adquiram conhecimentos para garantir a produção de alimento de nossa sociedade, que tem uma expectativa de aproximadamente 10 milhões de pessoas em 2050. Sabemos que os desafios são grandes, não temos mais áreas do Cerrado, áreas reservas para a produção de alimento, e precisamos ampliar a produtividade [dentro do que se tem]", afirmou Mateus.

Willian Sulino, Renato Rodovalho e Cleiton Mateus durante a abertura do Dia do Agrônomo

Palestras – O Dia do Agrônomo, que teve programação durante os dois turnos da terça-feira, apresentou palestrantes de diferentes áreas de formação. Pela manhã, Byanca Dourado, graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), abriu o momento com fala sobre o programa Crea Jovem, voltado para estimular as competências técnicas e de gestão nos futuros engenheiros. Após Dourado, foi a vez da palestra Simulação de Anotação de Responsabilidade Técnica, conferida pelo engenheiro civil Ulysses Sena.

No período vespertino, Analu Guarnieri, doutoranda em Ciências Agrárias pelo IF Goiano e mestra em Produção Vegetal, falou sobre Controle Biológico na Agricultura Moderna. E, finalizando o evento, a engenheira agrônoma e doutora em Fitopatologia Eliane Armando ministrou a palestra Biotecnologia e Nutrição de Plantas.

O estudante Gabriel Junio, do CAAgro, entrega a Byanca Dourado uma lembrança pela sua participação no evento

Ascom Campus Ceres

Notícia elaborada conforme as restrições vigentes para o período eleitoral