III Dia do Químico inova com palestras virtuais e público nacional
Evento tradicional do curso de Química foi realizado totalmente on-line, e trouxe pesquisadores da UFPI e de dois institutos da USP
Por Fabiana Marques e Tiago Gebrim
A coordenação do curso de Licenciatura em Química do Campus Ceres promoveu, entre 15 e 17 de junho, o III Dia do Químico, evento em comemoração ao dia do profissional da área, comemorado em 18 de junho. O evento, com duração de três dias, trouxe um palestrante a cada encontro, para tratar de temas sensíveis à Química.
A primeira palestra, no dia da abertura do evento, foi ministrada pelo professor doutor Paulo Cézar Vieira, com o título Gengibre: descobrindo aplicações além da culinária. A fala incluiu pesquisas realizadas ao longo da carreira do palestrante, demonstrando aplicações de metabólitos que compõem o Gengibre como potenciais agentes antitumorais.
A segunda apresentação, realizada em 16 de junho, foi ministrada pelo professor doutor Roberto Alves Luz, com o inquietante tema A Ciência é POP? Deveria ser. Roberto Luz tratou de aspectos em relação à popularização da ciência, além de diferentes formas e estratégias para abordar e levar o conhecimento Químico à diferentes públicos discentes.
“Foi uma discussão extremamente rica, e o atual momento demonstra o quão importante tem sido valorizar a prática docente, e além de tudo reinventar meios para que o ensino e ciência não perca a qualidade”, enfatizou a professora Fabiana Marques, coordenadora do curso de Química e organizadora do III Dia do Químico.
Por fim, a última palestra ocorreu no dia 17 de junho, sendo ministrada pelo professor doutor Emanuel Carrilho. Intitulada Covid-19: prevenção, diagnóstico e tratamento... tudo passa pela química!, a explanação conseguiu fechar o evento com grandeza, discutindo um pouco sobre a química da Covid-19, desde a composição do vírus que a causa até os meios de prevenção, diagnóstico e tratamento, etapas que dependem e muito do conhecimento de Química de profissionais da área. O dia de encerramento concentrou o pico de participações, com mais de 200 acessos simultâneos à sala do Google Meet.
Participantes externos – Além dos estudantes de Química do Campus Ceres, o evento contou com participantes inscritos de 23 estados diferentes do País, dando destaque para Goiás, Piauí, São Paulo e Ceará. Ao todo, envolveram-se 97 instituições diferentes. Tal fato pode estimular com que futuros eventos, presenciais, possam adotar a participação remota de estudantes e palestrantes.
Sobre esse assunto, opina Fabiana Marques: “O evento pôde contar com palestrantes de grande renome nacional e internacional, e sem nenhum custo financeiro à instituição, isso é um grande diferencial. Além disso, foi possível a interação com inúmeras pessoas de diferentes estados do país, o que leva o nome e divulgação do IF Goiano”.
>>> Confira a íntegra do evento, nas transmissões gravadas: 15 de junho | 16 de junho | 17 de junho
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais