Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres implementa nove cultivares de banana para estudo

Campus Ceres implementa nove cultivares de banana para estudo

Publicado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 20h12 | Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 21h07 | Acessos: 432

Área experimental servirá para aulas práticas e também como vitrine para produtores rurais interessados em diversificar a produção

Crédito: GPPI/ Campus Ceres
imagem sem descrição.

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) implantou neste mês de janeiro de 2022 um bananal com nove cultivares de bananas em sua área experimental. As cultivares atenderão às aulas práticas do curso técnico em Agropecuária e da graduação em Agronomia, além de se apresentar como vitrine aos produtores rurais interessados em cultivares diferentes das habituais da nossa região.

As cultivares implementadas são BRS Conquista, Grande Naine, Maçã Tropical, PA 94 01, Prata-Anã, Pacovan Ken, BRS Princesa, SH-3640 e Terrinha. Cada uma possui características diferentes em termos de porte, tamanho do cacho e dos frutos, doçura, consistência de polpa e resistência a doenças e pragas. Outra diferença também está na destinação, se é para consumo ao natural ou para processamento.

As mudas são provenientes de um experimento em parceria com a Embrapa, implantado no Campus Ceres em 2014. No plantio de agora foram usadas 15 mudas de cada cultivar, com espaçamento de 3x3m. O bananal utilizará somente adubação orgânica.

Segundo o professor responsável pela disciplina de Fruticultura do Campus Ceres, Luís Sérgio Vale, “serão implantadas duas linhas de irrigação por gotejamento em cada linha de banana, para fornecimento de água no período da seca, que compreende seis meses em Goiás”, explica.

O manejo incluirá o desbaste de plantas, adubação orgânica de cobertura, irrigação, desfolha, controle cultural de pragas, controle de plantas daninhas e ensacamento dos cachos de banana, e terá participação ativa dos estudantes. ”Muitas dessas cultivares são resistentes ou tolerantes a doenças como a Sigatoka negra, Sigatoka amarela e o Mal do Panamá, que são as principais doenças da bananicultura no Brasil e no mundo”, informa Luís Sérgio.

Outro aspecto relevante, destacado pelo coordenador de Laboratórios Educativos de Produção, Adão de Lima, é que os frutos serão destinados ao refeitório do Campus, contribuindo com a alimentação escolar. “Desta forma, a produção interna garante a qualidade dos alimentos para nossos estudantes bem como reduz o custo na aquisição de gêneros alimentícios”, conclui.

Fonte: Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – adaptado pela Ascom Campus Ceres