Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres desenvolve aplicativo para comércio de produtos da Agricultura Familiar

Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 02h47 | Última atualização em Domingo, 13 de Fevereiro de 2022, 18h17 | Acessos: 530

Produto vai fazer ponte entre os produtores e os consumidores finais, funcionando junto a aplicativos de mensagem como WhatsApp

Por Tiago Gebrim
Foto: Fausto Filho

Na última segunda-feira, 07 de fevereiro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) apresentou, no Sindicato Rural de Ceres, o aplicativo Feira Click. O nome é provisório, mas já foi recebido com entusiasmo pelos presentes. Concebido por meio do projeto de extensão Desenvolvimento de aplicativo para comercialização de produtos da agricultura familiar, o produto vem para tentar solucionar um gargalo entre os produtores e os consumidores comuns.

“A primeira pesquisa ocorreu em 2020, no período de lockdown [causado pela pandemia de Covid-19]. Minha ideia era fazer um levantamento com os produtores rurais e o comércio local sobre demandas que envolvessem TI para ajudá-los durante esse período. Mas ao conversar com o presidente do Sindicato Rural, Donizete Pereira, vi que a necessidade dos produtores era maior”, conta Eduardo Monção, idealizador da aplicação.

O Feira Click foi criado por meio de ferramentas gratuitas – no caso, Glide Apps –, e funcionará como aplicação web, podendo rodar em quaisquer navegadores de internet, seja em computadores ou telefones celulares. A porta de entrada será, neste primeiro momento, via WhatsApp. Os consumidores entrarão em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Ruais de Ceres e receberão o link do aplicativo. Ao clicar, terão a disposição a cesta de produtos disponíveis para escolha, e poderão fazer a compra e agendar entrega dos produtos no mesmo lugar.

A gerência das informações ficará por conta do Sindicato Rural de Ceres, que irá receber os pedidos e providenciar a montagem das cestas de produtos e entrega ao consumidor. Detalhes como produtos a serem comercializados, dias de atendimento, forma de pagamento e tempo para entrega dos produtos ainda estão sendo acertados entre o Sindicato e os produtores.

A aplicação foi desenvolvida inteiramente pela equipe do projeto de extensão – o servidor Eduardo Monção e o acadêmico Wesley Ribeiro da Silva –, e inicialmente irá abranger os agricultores e consumidores dos municípios de Ceres e Rialma. A previsão é que o Feira Click já esteja em funcionamento no fim do mês de março.

Eduardo Monção (à esq.) e Wesley Silva durante a apresentação do aplicativo Feira Click no Sindicato Rural de Ceres

Ascom Campus Ceres