Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Projetos de pesquisa e DT&I angariam mais de R$ 750 mil para o Campus Ceres

Projetos de pesquisa e DT&I angariam mais de R$ 750 mil para o Campus Ceres

Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 02h33 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 18h28 | Acessos: 490

Pesquisadores do Campus Ceres foram contemplados em editais de fomento do IF Goiano e de agências nacionais. Uso dos recursos segue neste ano de 2022

Por Matias Noll e Tiago Gebrim
Foto: Henrique Oliveira

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, somadas à escassez orçamentária, o Campus Ceres tem boas notícias para compartilhar com toda comunidade acadêmica. No segundo semestre de 2021, nove projetos de pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DT&I), elaborados por docentes do Campus, foram aprovados em editais de fomento, garantindo recursos adicionais de mais de R$ 750 mil para nossa unidade. Esse montante contribui de forma significativa na formação profissional ofertada pela Casa, desde o Ensino Médio Técnico aos programas de mestrado. Os investimentos em pesquisa garantirão a compra de equipamentos de pesquisa, reagentes e material de consumo, bem como bolsas de pesquisa para estudantes.

Os editais de pesquisa nos quais os pesquisadores do Campus Ceres foram contemplados são:

• Edital Universal - Chamada Nº 18/CNPq/MCTI/FNDCT
  • Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional - Chamada Nº 06/FAPEG
  • Edital Empreendedorismo Inovador Economia 4.0 Nº 05/IFES/Setec
  • Edital de Oficinas Nº 4.0 - Nº 67/Setec/MEC
  • Ensino de programação Aplicada Nº 01/IFES/Setec
  • Chamada Interna para Apoio a Projetos PD&I - Edital Nº 19/IF Goiano

As propostas aprovadas, os pesquisadores proponentes e os valores contemplados em cada Edital podem ser acessados na tabela abaixo:

Pesquisador(a)

Agência de Fomento

Finalidade

Edital Universal/CNPq

R$ 123.750,00

Elis Dener Alves

Bolsas PDCTR/FAPEG

Bolsas PDCTR e material de custeio

R$ 184.700,00

Economia 4.0/IFES/Setec

Equipamentos e bolsas para estudantes

R$ 233.000,00

Adriano Braga

Oficinas 4.0/Setec

Bolsas para estudantes

R$ 24.820,00

Oficinas 4.0/Setec

Bolsas para estudantes

R$ 25.000,00

Adriano Braga

Ensino de programação Aplicada/IFES/Setec

R$ 89.946,00

Matias Noll

Priscila Romano Selari

Priscilla Rayanne Noll

R$ 30.000,00

Editais como estes contribuem de forma significativa no fomento à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento científico, tecnológico, à inovação e à pós-graduação. E, já que nosso assunto é Pesquisa, que tal conhecermos mais sobre os projetos de pesquisa e inovação tecnológica do Campus Ceres?

Iniciamos com o projeto aprovado no Edital Universal/CNPq, intitulado “Controle automatizado da irrigação e fertirrigação em cultivos sob déficit hídrico e inoculação microbiana”. O coordenador deste projeto, professor Henrique Oliveira, destaca que sua elaboração envolveu todo o corpo docente do Mestrado em Irrigação no Cerrado, bem como estudantes. A proposta aprovada pelo CNPq conta também com a participação de pesquisadores da University of Florida e da University of Georgia, ambas renomadas instituições americanas.

O projeto foi desenvolvido dentro da linha de "Tecnologias de Irrigação” e prevê aliar tecnologias de baixo custo e biotecnologia, em caráter inovador, por meio do desenvolvimento de ferramentas para automação da irrigação e fertirrigação. As ferramentas atuarão no monitoramento da quantidade de água e concentração de nutrientes no solo em resposta à ação de bactérias que reduzam os efeitos do déficit de água em plantas.

Um estudo para buscar uso de tecnologias acessíveis na irrigação de precisão

A irrigação e fertilização de precisão são essenciais para melhorar a eficiência do uso da água e nutrientes pelas plantas. No entanto, o acionamento da irrigação e fertirrigação geralmente ocorre com o uso de temporizadores, sem levar em consideração a exigência hídrica e nutricional das culturas. Contudo, sensores capacitivos, capazes de medições em tempo real, podem ser conectados a sistemas de aquisição de dados para monitorar e controlar a irrigação e fertirrigação.

Atualmente, a complexidade no uso desses equipamentos e o alto custo associado à automação faz com que seu uso ainda seja restrito na agricultura brasileira. Despontam, então, as tecnologias de baixo custo - como as plataformas Arduino e Raspberry -, que podem aumentar o uso do controle em tempo real. Apesar do potencial para aplicação em diversas culturas, pesquisas envolvendo essas tecnologias, bem como sua aplicação na validação de biotecnologias, ainda são escassas no Brasil, limitando o acesso aos pequenos e médios produtores.

É nesse escopo que se insere o projeto aprovado no Edital Universal/CNPq. O que ele busca é avaliar o desempenho da automação com uso de tecnologias de baixo custo no monitoramento do conteúdo volumétrico de água e condutividade elétrica do espaço poroso do solo, assim como para controle da irrigação e fertirrigação de culturas em ambiente protegido.

A ideia é que o estudo viabilize os sistemas de aquisição de dados de baixo custo para controle automatizado da irrigação e fertirrigação e avalie o desempenho e o custo-benefício do uso de sensores capacitivos no monitoramento de umidade e condutividade elétrica do solo, entre outros. Conforme Henrique Oliveira, "os resultados permitirão viabilizar tecnologias de produção visando aumento da eficiência de cultivos agrícolas” com menor custo em relação às soluções comerciais presentes em larga escala.

Ao longo dos próximos meses iremos divulgar projetos de pesquisa. Fique ligado em nossas mídias!

Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Ascom Campus Ceres