Centro de Equoterapia do Campus Ceres retoma atendimentos
Reinício das atividades, após dois anos de interrupção, foi comemorada na última sexta-feira, 1º de abril
Por Tiago Gebrim
Na última sexta-feira, 1º de abril, o Centro de Equoterapia do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) comemorou a retomada dos atendimentos aos praticantes, depois de praticamente dois anos com atividades pausadas, devido à pandemia de Covid-19.
A celebração ocorreu no Centro Agroecológico da unidade, localizado nas imediações do Centro de Equoterapia, com participação do diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, do prefeito de Ceres, Edmario Barbosa, além da gestora da Saúde no Município, Marjuery Brito, e da coordenadora do Centro de Equoterapia, Sílvia dos Santos.
Em seu discurso, Sílvia se emocionou ao relembrar os desafios vividos na pandemia e o impacto da retomada das atividades do Centro de Equoterapia na vida dos praticantes e, também de toda a equipe. Ao encontro de sua fala, Cleiton exemplificou que o trabalho realizado na Equoterapia difere de todos os demais do Campus Ceres: “o que se faz aqui não tem como ser mostrado em números ou indicadores”, disse.
Após a fala das autoridades houve o depoimento de familiares, que explicitaram como a terapia com os cavalos ajudou no aumento da qualidade de vida e autoconfiança dos praticantes. Também foi convidada a médica Caroline Bitar, que falou sobre o transtorno do espectro autista, seu histórico, mudanças de paradigma nas intervenções e, claro, a relação e possiblidades da equoterapia para as pessoas autistas.
A retomada dos atendimentos do Centro ocorrerá gradativamente, conforme explicou Sílvia. Isso se deve tanto à aclimatação da equipe, que agora conta com seis novos membros, como também à triagem dos novos pacientes, que está sendo realizada. “Estamos com 20 atendimentos no momento, estamos recomeçando gradualmente, mas temos disponibilidade para 100 pessoas”, informa ela.
Nas comemorações da retomada ainda foram realizadas, no picadeiro do Centro de Equoterapia, demonstrações dos procedimentos terapêuticos, com um voluntário não-praticante e parte da equipe de atendimento. O evento foi encerrado com um almoço comemorativo, servido ao ar livre, na área verde do Centro Agroecológico.
Ascom Campus Ceres
Redes Sociais