Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Reformas na Assistência Estudantil garantem mais segurança e conforto aos estudantes

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 21h30 | Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 23h52 | Acessos: 613

Núcleo de Atenção à Saúde e salas administrativas ganharam novo prédio em maio de 2022. Também houve reforma de instalações elétricas e estrutura na residência estudantil masculina

Por Tiago Gebrim

Neste ano de 2022, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) entregou uma nova instalação para o atendimento dos estudantes, além de uma estrutura reformada para aqueles que fazem das dependências da unidade sua morada ao longo do curso. Trata-se do novo prédio da Assistência Estudantil (AE), entregue em maio deste ano, e da residência estudantil masculina dos estudantes menores de 18 anos.

Ambas as estruturas passaram por reformas, sendo algumas iniciadas ainda em 2021. O prédio novo da Assistência Estudantil, que antes abrigava o Almoxarifado da Instituição, foi completamente alterado em seu interior, com novas repartições internas. O intuito foi atender às normas legais para instalações de saúde, bem como trazer mais conforto e segurança para os servidores que trabalham no Núcleo de Atenção à Saúde (NAS/CAE) e na AE como um todo, e os estudantes que usam esses serviços.

Quem entra no prédio se depara com diversas salas, em vez dos poucos cômodos que havia na antiga Coordenação de AE. De forma geral, a nova estrutura do NAS inclui os consultórios médico, psicológico, odontológico e de enfermagem, como havia anteriormente, bem como salas próprias para observação, procedimentos e nebulização. Além delas, há a farmácia e as salas de esterilização de instrumentos e de expurgo – essa última destinada a limpeza, desinfecção e descarte de materiais contaminados.

Complementando a AE, há ainda as salas dos assistentes de aluno, de reuniões e da Assistência Social. De acordo com a enfermeira do Campus Ceres, Nara Rezende, a mudança é positiva por se adequar à legislação vigente e propiciar um atendimento mais seguro e completo, em geral. “Com a mudança na estrutura física, é possível oferecer aos estudantes e servidores maior acessibilidade, segurança e qualidade na assistência à saúde. A adequação também garante um melhor acolhimento às demandas que recebemos”, explica. Outro ponto destacado por ela é a viabilidade de acesso a macas e ambulância, em uma eventual necessidade de uso dos serviços como o Samu, o que, pela localização e estrutura do prédio anterior, não era possível.

Residência repaginada – Além do novo prédio da AE, uma reforma incisiva foi realizada no prédio que abriga a primeira residência estudantil do Campus Ceres, localizada atrás do Centro de Vivência. O prédio, que abriga 14 apartamentos, além das salas de jogos e de TV, foi inaugurado junto ao Campus, em 1995. De lá para cá, muitos consertos e adequações foram realizadas, a maioria pontuais, como pinturas, troca de portas, chuveiros e outros equipamentos, bem como melhorias nas salas de uso comum (jogos e TV).

A reforma promovida entre janeiro e abril deste ano, contudo, focou principalmente na segurança dos estudantes que residem no conjunto de apartamentos. A principal alteração foi o refazimento completo da fiação elétrica do prédio, que, em muitos casos, estava comprometida pelo tempo em que já tinha de instalação (cerca de 30 anos). Com isso, foi criado um novo quadro central de distribuição elétrica, com chaves (disjuntores) específico para cada apartamento, além da instalação de quadros de distribuição individuais por apartamento, com chaves subdivididas por cômodos.

Outra alteração que visa não só a segurança como o conforto foi a substituição das portas laterais, antes pesadas e com armação em metal, por portas de emergência de vidro. Essas, ao mesmo tempo que dão um ar mais moderno ao prédio, possibilitam evacuação rápida do prédio caso necessário. Além disso, as janelas de todos os apartamentos foram refeitas, com substituição dos vitrais basculantes dispostos próximo ao teto por janelas corrediças de vidro, que permitem melhor iluminação e ventilação dos quartos, e troca das janelas dos banheiros.

O trabalho incluiu ainda a substituição de portas de madeira danificadas, dentro dos apartamentos, e de parte da instalação hidráulica, com reparos nas instalações sanitárias e troca de torneiras e chuveiros. Seguindo a nova identidade dos quartos, também foram substituídas as portas centrais e das salas de uso coletivo, antes em metal, por portas corrediças em blindex. Assim, os estudantes têm acesso agora a um prédio mais seguro, ventilado e iluminado, o que facilita, inclusive, as atividades de estudo, realizadas em um cômodo disponível em cada apartamento.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres
(Republicada com atualização em 12.08.2021, às 18h46)