Feira de Ciência e Tecnologia homenageia 200 anos de Ciência no Brasil
Evento ocorreu em sua 23ª edição, com 2.500 visitantes e quase 600 inscritos
Por Tiago Gebrim
Fotos: Cleiton Mateus
O Campus Ceres realizou, na última quinzena de outubro, sua tradicional Feira de Ciência e Tecnologia, considerada o maior evento de exposição científica do Vale de São Patrício. O tema, que seguiu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.
A Feira conseguiu resgatar o espírito de participação dos estudantes, que muito havia ficado para trás durante o período da pandemia de Covid-19, devido às restrições para realização de eventos presenciais. E isso se mostrou pelo número pessoas engajadas na realização e organização - quase 600 pessoas, entre estudantes e servidores, conforme informações do presidente da comissão organizadora do evento, o docente Wagner de Freitas.
Ao todo, aproximadamente 2.500 pessoas prestigiaram a 23ª edição da Feira, que foi realizada entre 19 e 21 de outubro. Em relação à participação externa, foram cerca de 1.200 estudantes, oriundos de 17 escolas de Ceres, Itapaci, Rialma, Rianápolis, Rubiataba e Uruana, de ensinos Fundamental e Médio. Um total de 73 trabalhos inscritos na Feira, sendo que a premiação ocorreu para os três primeiros colocados em cada uma das categorias (veja a relação no fim da notícia).
Abertura, um espetáculo à parte – A solenidade de abertura da Feira, diferentemente de anos anteriores, foi realizada em outro formato. A primeira alteração foi o horário, transferido para o período da manhã, de forma a contemplar os estudantes do Ensino Médio Integrado, público principal do evento.
Além do bicentenário da Proclamação da Independência, a abertura focou também no centenário da Semana de Arte Moderna, que marcou a produção cultural brasileira a partir da década de 1920. A coordenação de todo o momento foi da professora Ondina Macedo, docente da área de Línguas.
A diversidade de manifestações culturais foi iniciada com a Banda de Percussão do Campus Ceres, que fez uma belíssima apresentação do Hino Nacional, além de outras canções. Após esse momento, a declamação da poesia Os Sapos, de Manoel Bandeira, deu o tom da homenagem realizada na abertura.
Marco da Semana de Arte Moderna, a poesia foi declamada originalmente por Ronaldo de Carvalho, e fazia uma crítica ao excesso de formalismos do parnasianismo. Para fazer uma interpretação realista do momento, estudantes disfarçados na plateia entoaram vaias, enquanto outros, no palco, coachavam como sapos, ambientando a poesia. Tudo devidamente programado, gerando, inclusive, incômodos dos desavisados que assistiam à apresentação.
Em seguida, houve a declamação do poema E agora, José?, adaptado de forma crítica por Ondina Macedo para a realidade vivida nos últimos anos pelo Brasil (clique e acesse aqui a adaptação). Por fim, uma exposição coordenada de pinturas e poesias modernistas encantou o auditório. As pinturas foram apresentadas em movimento, sendo projetadas no teto, palco e laterais do espaço, ao som de Villa-Lobos, cuja música foi marcante durante a Semana de Arte Moderna.
A solenidade de abertura foi concluída com uma mesa de discussões a respeito do fazer científico. Vários pesquisadores do Campus, de diversas áreas, tais como Ciências Biológicas, Matemática, Letras e Linguística, foram convidadas para as falas, que foram centradas em como fazer Ciência em um contexto voltado para o Ensino Médio.
Relação de trabalhos premiados:
EMI – Ciências Biológicas, da Saúde e Tecnologias
- Árvore da vida (Moringa)
- A utilização de um software educativo para auxílio no processo de ensino aprendizagem da história brasileira
- Sistema de detecção de ruídos em ambientes de estudo
EMI – Ciências Exatas, da Terra e Agrárias
- Aquaponia: Produção de hortaliças
- Monitoramento de umidade e temperatura de planta com o uso de placa de prototipagem eletrônica de baixo custo
- Pitayas - espécies
EMI – Linguística, Letras, Artes, Humanas e Sociais
- O bicentenário da independência na construção de um barco com Arduino
- Clube de Leitura
- Trilha sensitiva como prática de educação ambiental
ES - Ciências Biológicas, da Saúde e Tecnologias
- Confecção do álbum educativo sobre espécies de peixes do Rio das Almas, Vale de São Patrício
- Verificação do mel
- Exposição Anatomia de Superfície em Equinos
ES – Ciências Exatas, da Terra e Agrárias
- Suinocultura Sustentável
- Discussão de um algoritmo capaz de solucionar a problemática da divisão de carga horária de professores no IF Goiano
- Processamento do pescado: tilápia
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