As conquistas e progressos do Campus Ceres em 22 anos
Completando 22 anos de existência neste mês de março, fizemos um balanço das etapas vencidas e da dimensão alcançada pelo Campus Ceres nos últimos anos. Além da formação de milhares de profissionais, a unidade desenvolve pesquisa e integra projetos de notável importância para a comunidade
No mês de março o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) completou 22 anos de funcionamento. Com uma trajetória consolidada, a unidade, surgida como Escola Agrotécnica Federal, tornou-se ser referência no ensino de qualidade e no desenvolvimento de projetos e técnicas que contribuem com o desenvolvimento regional, tanto para o núcleo urbano quanto para os produtores rurais locais.
Inicialmente uma escola que ofertava cursos técnicos, em nível de Ensino Médio, o Campus Ceres avança em sua segunda década de existência com um leque de opções que se destaca pela diversidade de opções e pela verticalização. Exemplo claro é a área das Ciências Agrárias: o estudante que se interessa por ela tem opções no curso técnico em Agropecuária (integrado ao Ensino Médio ou em módulos) e, logo em seguida, nas graduações em Zootecnia ou Agronomia. Concluída a graduação, já é possível cursar o mestrado na mesma área, no Programa de Pós-Graduação em Irrigação no Cerrado, iniciado em 2015 e que neste dia 20 de março realizou a primeira defesa de dissertação.
No mesmo caso está, também, a área de Informática: até a primeira metade da década, o Campus Ceres ofertava um curso técnico, em duas modalidades. Hoje, são duas opções no Ensino Técnico: o curso técnico em Informática para Internet, ofertado integrado ao Ensino Médio, e o curso técnico em Informática, modular. Querendo aprofundar os estudos nesse campo, o acadêmico tem como opção, desde 2016, o curso superior em Sistemas de Informação.
Formação diferenciada – Indo muito além de uma escola comum, os cursos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo Campus Ceres – e pelos demais Institutos Federais espalhados pelo país – extrapolam o ensino de sala de aula em muitos aspectos. Além da estrutura investida na unidade, como laboratórios para realização de projetos de pesquisas e aulas práticas nas disciplinas de Química, Ciências Biológicas e Física, Linguagens e as específicas da formação técnica, os estudantes têm a sua disposição um amplo complexo esportivo, com ginásio, quadras, piscina, laboratório para práticas de musculação, campo e pista de atletismo.
As atividades que envolvem a formação dos estudantes também não seguem o contínuo de ensino em sala de aula. Os discentes são estimulados a pensar os problemas e desafios existentes em sua realidade e proporem, por meio do assunto que estudam, meios de trabalhar possíveis soluções. É assim que se desenvolve a Iniciação Científica, na qual o estudante passa a trabalhar em pesquisa orientada por professor do campus e aprende a conduzir um estudo de forma científica, com todo o rigor e seriedade necessários.
Além da pesquisa, a extensão é o outro pilar em que se assenta as atividades de formação do Campus Ceres. É por meio dela que os estudantes têm o desafio de levar para a comunidade o conhecimento adquirido e o resultado das pesquisas em que estão envolvidos. É por buscar aplicações que beneficiem a sociedade que a extensão se torna ferramenta importante para colocar os estudantes em contato com as demandas locais e inseri-los no mercado de trabalho.
Índices – Como pode-se ver, a educação ministrada pelo Campus Ceres em relação aos cursos integrados ao Ensino Médio envolve muitos outros fatores além do desempenho em sala de aula. Ainda assim, os resultados advindos na última divulgação de índices do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) demonstram que a formação no Campus Ceres tem preparado bem seus estudantes para prosseguimento dos estudos em boas Instituições Ensino Superior (IES). Em 2015, a unidade foi a melhor escola pública de todo o Vale de São Patrício e a 14ª entre do interior goiano.
Outra prova desse preparo se vê nos números de aprovações: dos 136 estudantes que concluíram o Ensino Médio Técnico em 2016, 110 ingressaram em cursos superiores em diferentes instituições brasileiras e de outros países. Destes, 82 tiveram aprovação em IES públicas. Isso demonstra que a formação técnica, propiciando uma visão mais abrangente sobre atuação profissional e vivência no mercado, aliada às ênfases em pesquisa e extensão propicia uma formação sólida, determinante para o sucesso dos egressos nos exames vestibulares e no Enem.
E os cursos superiores? – Na graduação, os destaques do IF Goiano também não são menores. A instituição forma profissionais qualificados para as áreas de Ciências Agrárias, nos cursos de Agronomia e Zootecnia, e para a docência em Ciências Biológicas e Química. Em relação a estes últimos, é preciso frisar, especificamente, a importância de cursos de licenciatura, principalmente em regiões interioranas, em que é grande a carência existente de professores qualificados.
Em atividades recentes realizadas pelos estudantes e professores dos cursos de graduação também é possível perceber como o Campus Ceres contribui ativamente para o desenvolvimento da região centro-norte de Goiás. Um exemplo é o Ciclo de Encontros com Produtores Rurais, realizado em 2016 nas associações de pequenos produtores e agricultores familiares de Ceres. Foram cinco semanas de atividades de formação e discussão, que serviram, inclusive, para revitalizar uma delas, cujos membros estavam desmotivados e desunidos.
Da mesma forma, há o Encontro de Prática Pedagógica – que em 2017 irá para a terceira edição –, realizado por professores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. O evento busca aproximar os profissionais da rede pública de ensino dos estudantes de licenciatura do campus, promovendo troca de experiências e informações. Pode-se mencionar ainda o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), que leva os estudantes licenciandos para realizar atividades em escolas estaduais de Ceres. Nessas atividades, tanto se obtém resultados positivos para o acadêmico em formação quanto para a comunidade envolvida.
Também pode-se falar da qualidade do ensino de graduação ministrado pelo Campus Ceres. Atualmente todos os cursos – com exceção do bacharelado em Sistemas de Informação, ainda em sua segunda turma – já foram alvo da avaliação do Ministério da Educação, recebendo conceito 04 (em uma escala que varia de 01 a 05). Tal nota equipara os cursos do campus aos das melhores instituições goianas, que também receberam a mesma avaliação.
Além do programa de pós-graduação próprio do Campus Ceres – o mestrado em Irrigação no Cerrado –, egressos do Campus Ceres já avançam na direção de diversas instituições brasileiras. O estudante Allan Pablo Gomes, por exemplo, da licenciatura em Química, foi aprovado em programas na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade de Brasília (UnB) e nas universidades Federal e Estadual de Goiás (UFG e UEG). Da mesma forma, o egresso Jean Custódio, que concluiu sua graduação em 2014, foi aprovado no início deste ano para programas de doutorado na UFG e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Na área de Ciências Agrárias, estudantes graduados no Campus Ceres foram aprovados em instituições como a Universidade Federal de Lavras, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Goiás, além do próprio Instituto Federal Goiano, nos campi das cidades de Morrinhos, Rio Verde e também em nossa unidade.
Alma Lavada – Em dezembro de 2016, do convênio com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás (Secima) para execução do projeto Alma Lavada. O projeto, que tem o professor Luís Sérgio Vale, do campus, como coordenador, venceu edital do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema) no valor de R$ 500 mil reais, para promover recuperação e proteção de 16 nascentes e áreas de preservação permanente em cinco municípios no Território Rural Serra da Mesa. A ação, originária de um projeto de extensão, será desenvolvida em 24 meses e envolverá áreas de cinco municípios goianos.
Com uma equipe que integra 191 servidores e com mais de 1500 estudantes matriculados, pode-se dizer que o Campus Ceres chegou bem aos 22 anos. Ofertando, ao todo, onze cursos, entre técnicos e de graduação, além do mestrado em Irrigação no Cerrado – todos gratuitos –, a unidade ainda contribui com serviços, ações e projetos para a sociedade goiana. A projeção para os próximos anos é a abertura de novos programas de pós-graduação, em nível de especialização e mestrado, além da criação de novos cursos técnicos para atender à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). E, naturalmente, manter e ampliar a consolidação como instituição de ensino público, gratuito e de qualidade – marca do IF Goiano.
Inauguração do Laboratório de Anatomia e Fisiologia Animal, uma das três obras inauguradas neste mês de março. Atualmente a unidade ainda possui mais três obras em andamento, com previsão de conclusão ainda em 2017.
Ascom Campus Ceres
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