Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Com o tema A Matemática está em tudo, Campus Ceres inicia 18ª Feira de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 21h25 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 15h34 | Acessos: 2198

Evento ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro e tem visitação aberta ao público. Programação é extensa e incluirá workshops e apresentações culturais

Professor Maurício Pieterzack, da UFG, convidado para a conferência de abertura
imagem sem descrição.

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) deu início nesta segunda-feira, 23 de outubro, à décima oitava edição da Feira de Ciência e Tecnologia. O evento ocorre dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com ele compartilha o tema: A Matemática está em Tudo.

A edição 2018 da Feira trará 57 trabalhos, elaborados por estudantes dos cursos técnicos com a orientação de seus professores e organizados em dez diferentes eixos temáticos:

• 1. Matemática e atividades lúdicas;
  • 2. Matemática e Inclusão;
  • 3. Tecnologia da Informação;
  • 4. Agricultura e Agroindústria;
  • 5. Zootecnia e Veterinária;
  • 7. Ciência Ambiental;
  • 8. Ciências da Natureza;
  • 9. Ciências Humanas e Sociais; e
  • 10. Artes, Letras e Linguística

Fanfarra do Campus Ceres se apresentou após as falas da mesa diretiva

O evento se iniciou nesta segunda-feira, com a conferência de abertura A importância da Matemática para o mundo, ministrada pelo professor Maurício Pieterzack, da Universidade Federal de Goiás. No período vespertino foi realizada a oficina Estequiometria: aprendendo a relação quantitativa das reações químicas, além da montagem e conferência dos trabalhos. Mais à noite, a partir das 19h, os estudantes do projeto de extensão Jovens Astrônomos realizam o workshop Astronomia Itinerante, aberto ao público.

A exposição dos trabalhos terá início a partir das 8h de amanhã, terça-feira 24 de outubro, e continuará até às 22h30. Já no dia 25 de outubro, quarta-feira, a exposição continuará pela manhã e será encerrada às 10h30, para a solenidade de encerramento e premiação, que ocorrerá em seguida. A visitação é gratuita e aberta ao público, e espera-se a visita dos estudantes de Ensino Médio das escolas de Ceres e Rialma.

O estudante Filipe Beserra, representando o corpo discente, falou sobre os desafios da vida estudantil e o desânimo frente à situação política do País, encorajando os estudantes a perseguirem os estudos, "a via possível para uma vida melhor e segura"

Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente apresentaram mini-peça sobre as violências de gênero, ainda tão presentes no cotidiano brasileiro

A importância da Matemática para o mundo – Dialogando diretamente com o tema da 18ª Feira e da SNTC 2017, A Matemática está em tudo, a palestra do professor Maurício Pieterzack possibilitou aos ouvintes uma ponte para o universo da Matemática, não raramente alvo de aversão de boa parte dos estudantes de fase escolar.

Pieterzack trouxe exemplos do uso da Matemática desde a antiguidade, passando pelas invenções e proveitos feitos pelos babilônicos, egípcios e gregos. No caso destes, fez referência ao matemático Arquimedes, responsável pela aplicação da ciência na construção de catapultas e de lentes para proteger a Grécia durante o cerco dos romanos a Siracusa. As lentes, por meio de uma propriedade da parábola, convergia raios solares em um ponto único – como é possível fazer por meio de uma lupa – e queimava os navios inimigos que se aproximavam da costa.

O professor apresentou a história de Alan Turing, matemático inglês que teve papel fundamental na Segunda Guerra Mundial, ao criar uma máquina capaz de decodificar as mensagens alemãs (a Bomba Eletromecânica), e é considerado pai da computação. Sua trajetória, do início da carreira à condenação pelo fato de ser homossexual, está contada no filme O Jogo da Imitação, de 2014.

A conferência ainda retratou o uso da Matemática na previsão do tempo, no sistema eletrônico de controle do tráfego urbano, como na programação dos semáforos, e para a agricultura. Ao fim, Pieterzack dedicou um espaço para os números primos, que são responsáveis pela codificação de senhas na atualidade, inclusive as que utilizamos (quase) todos os dias: as dos cartões de débito e crédito bancários.

Mesa diretiva foi formada pelos representantes do Ensino, Pesquisa e Extensão, além do diretor-geral e...

... da presidenta da comissão organizadora do evento, professora Solange Corsi

>>> Confira a programação da XVIII Feira de Ciência e Tecnologia

Ascom Campus Ceres