Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres recebe professores de Moçambique para capacitação

Campus Ceres recebe professores de Moçambique para capacitação

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 14h33 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2017, 16h20 | Acessos: 1565

Grupo de professores já participou de atividades em outras unidades do IF Goiano. A capacitação é fruto de acordo entre os governos brasileiro e moçambicano, para melhorar a educação profissional técnica na área agrícola

imagem sem descrição.

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu nesta segunda-feira, 30 de outubro, quatro professores que fazem parte do Programa de Formadores em Agricultura e Mecanização Agrária: o engenheiro agrícola Osvaldo Veremos, os engenheiros hidráulicos Algardás Damiao e Raúl Sizala Baraca e o engenheiro mecânico Nobre Muria. Eles estão desde o mês de setembro em unidades do IF Goiano, onde realizam capacitação na área de Ciências Agrárias, com intuito de contribuir com a agricultura de Moçambique.

O Programa é um projeto de cooperação técnica voltado à Reforma da Educação Profissional daquele país, e foi firmado pelo governo de Moçambique, por meio da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e teve apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. A ideia é capacitar os professores moçambicanos que atuam dentro da educação técnica profissional no país, especificamente na área de agricultura. As principais demandas estão atreladas ao desenvolvimento tecnológico na área, o que inclui operação de maquinário e estratégias para agricultura intensiva.

A recepção dos professores foi realizada pelo corpo diretivo do campus, com presença do diretor-geral, Cleiton Mateus, do diretor e gerente de Ensino, Adriano Braga e Mairon Marques, respectivamente, além de representantes das áreas administrativa e financeira, de assistência estudantil, de pesquisa e de extensão. Após apresentação da equipe, o diretor-geral explicou aos recém-chegados as áreas de atuação do IF Goiano e do Campus Ceres, além de detalhar a história da unidade. Também foram repassadas informações sobre as rotinas do campus.

O grupo de professores ficará hospedado na Casa de Hóspedes, dentro da unidade, que foi reativada recentemente, a tempo de recebê-los. A estadia será apoiada pela Gerência de Assistência Estudantil, responsável pelo translado dos professores para refeições e caso necessitem ir à cidade de Ceres. Durante a estadia, que irá até dia 10 de novembro, eles irão acompanhar professores de diversas disciplinas, participarão de aulas práticas e poderão conhecer as tecnologias implementadas pelo campus para as atividades agrícolas, além das pesquisas atualmente em desenvolvimento.

Legado agrícola em recuperação – Em conversa durante a recepção, os professores contaram que o ensino profissional técnico na área agrícola, em Moçambique, era considerado um dos melhores na região. A agricultura é uma forte base econômica do país, sendo que os produtos mais cultivados são o milho e a mandioca. Prejudicada por uma guerra civil de longa duração, o país acabou por perder muito do que havia conquistado em relação à educação e tecnologia.

“Moçambique é um país muito jovem, com independência em 1975, e depois passamos por uma guerra civil que durou 16 anos e acabou somente em 1992”, conta Raúl Sizala. “Éramos um dos países com melhor ensino técnico profissional na área agrícola, e os técnicos formados em nosso país tinham aceitação em toda a África Austral. Mas devido à guerra por que Moçambique passou, foram destruídas as escolas, consequentemente perdendo um pouco dessa qualidade de ensino técnico profissional”, complementa o professor Algardás Damiao.

Uma das ações do governo de Moçambique para recuperar a excelência na educação profissional consiste justamente no Programa de Formação, do qual os quatro professores participam. E não somente. Ao todo, 30 pessoas vieram para o País, a fim de obterem a capacitação. A estadia se iniciou no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), onde os mesmos passaram por duas semanas de ambientação, para poderem conhecer a história do Brasil e nossa realidade sociocultural e econômica. Após este primeiro momento, os professores se dividiram em oito grupos, cada um a realizar sua capacitação em uma diferente instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O grupo de número 2, formado pelos quatro professores, ficou sob responsabilidade do Instituto Federal Goiano. Eles iniciaram sua jornada em 23 de setembro, no Campus Urutaí e, de lá, foram para Morrinhos, onde permaneceram até a manhã desta segunda-feira, 30. Nesse entremeio também conheceram a Reitoria do IF Goiano e tiveram um encontro com o reitor da Instituição, Vicente de Almeida. O intuito dos professores é unânime: aprender mais sobre as técnicas já utilizadas no Brasil, para grandes culturas e também agricultura familiar, e aplicarem em Moçambique, especialmente para comunidades menos favorecidas.

Reunião de apresentação dos professores e da equipe diretiva do Campus Ceres e os professores Ariel Compagnon e Henrique Oliveira, responsáveis pela programação da capacitação

Ascom Campus Ceres