Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Campus Morrinhos recepciona professores do Programa de Formação de Formadores Moçambicanos

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 18h14 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2017, 01h34 | Acessos: 665

Formadores permanecem até dia 30 na unidade, onde realizam atividades de capacitação na área de Ciências Agrárias.

imagem sem descrição.

O IF Goiano - Campus Morrinhos recebeu nesta segunda-feira, 16 de outubro, quatro participantes do Programa de Formação de Formadores Moçambicanos. Antes da recepção no gabinete da direção-geral, Raúl Sizala C. Baraca, Algardás Damião Mabunda, Osvaldo Venancio Chacaí Veremo e Nobre S. B. Domingos Muria estiveram na Reitoria do IF Goiano.

Os professores estavam no Campus Urutaí desde o dia 23 de setembro e até o dia 30 de outubro permanecerão no Campus Morrinhos. Posteriormente seguirão para Ceres.

Durante as boas-vindas, o diretor-geral Gilberto Silvério da Silva destacou o momento como inédito e de extrema importância, ressaltando o intercâmbio como uma excelente oportunidade para transmissão de conhecimentos e de experiências, o que abre as possibilidades para outros projetos futuros de internacionalização.

Após uma breve apresentação da instituição, dos horários de funcionamento dos setores e da equipe envolvida diretamente nas atividades de capacitação, os moçambicanos conheceram a residência que ficarão acomodados durante a estadia no Campus Morrinhos. De acordo com a gerente de Extensão Marcia Franchini Guimarães, tudo está cuidadosamente preparado para que os professores intercambistas sejam acolhidos da melhor forma possível.

Para simbolizar a recepção, uma árvore foi plantada em frente à residência destinada aos professores de Moçambique. A programação do curso de formação começa logo mais, a partir das 19h30, no auditório da biblioteca com o tema "História da agricultura brasileira".

Intercâmbio - Os docentes integram um grupo de 30 professores, que passaram, ao chegar ao Brasil, por duas semanas de nivelamento no Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas). Nessa instituição, eles tiveram o primeiro contato com a cultura brasileira e participaram de aulas práticas e de atividades teóricas sobre a realidade do país. Depois, foram divididos em oito grupos e se dirigiram para institutos federais de todas as regiões.

O encerramento da formação será de 11 a 14 de dezembro, em Brasília, com uma reunião de avaliação que contará também com representantes dos ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Autoridade Nacional de Educação Profissional (Anep – Moçambique).

Projeto piloto - Resultado de convênio firmado pelo governo da África e o Conif, o Programa de Formação de Formadores Moçambicanos é voltado à Reforma da Educação Profissional em Moçambique. Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e da ABC, o objetivo é capacitar formadores das instituições agrárias daquele país, a partir de conhecimentos e habilidades em agricultura e mecanização para responder às exigências dos currículos e fazer uso dos equipamentos existentes em suas instituições de origem.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos, com informações da Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos