Página inicial > Últimas Notícias Ceres > IF Goiano e prefeitura de Ceres reúnem-se para avaliar parcerias

IF Goiano e prefeitura de Ceres reúnem-se para avaliar parcerias

Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 16h42 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 12h28 | Acessos: 939

Ideia é que o Campus Ceres possa ampliar sua contribuição em projetos e ações municipais, envolvendo também seus estudantes, que poderão intensificar a formação extraclasse

imagem sem descrição.

A equipe diretiva do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou nesta quinta-feira, 18 de janeiro, de reunião na Prefeitura de Ceres, a fim de definir ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão para o ano de 2018. O objetivo é ampliar a presença do Campus Ceres nas atividades do município, oferecendo a expertise da equipe do IF Goiano, e, ao mesmo tempo, propiciar a participação dos estudantes em ações que ampliem a formação prática do curso.

O encontro teve participação do diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus, do diretor de Ensino, Adriano Braga, e dos gerentes de Ensino e Extensão, respectivamente, Mairon Marques e Rangel Rigo. Representando a Prefeitura de Ceres estavam o vice-prefeito, Marco Antônio da Silva, e os secretários municipais de Saúde, Fleury Júnior, de Educação, Cultura e Esporte, Karla Patrícia Hellu, e de Meio Ambiente e Saneamento, Celso Henrique de Souza, além de equipes gerenciais das áreas de Educação e Meio Ambiente.

Iniciando as falas, o vice-prefeito de Ceres, Marco Antônio, explica que não é de hoje o interesse da prefeitura em aproveitar melhor o potencial do Campus Ceres para o município. “O Instituto oferece muitas possibilidades, e a cidade as explora muito pouco”, explica. Para o diretor-geral da unidade, Cleiton Mateus, o movimento deve ser de mão dupla, pois também o Campus Ceres deve buscar atender às demandas locais e regionais. “Não adianta ficarmos campus adentro, formando pessoal, sem contribuirmos efetivamente com a cidade”, afirma o diretor.

Parcerias e oportunidades – Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Karla Hellu, há demandas das escolas que podem ser atendidas pelos cursos de licenciatura do Campus Ceres, servindo também como laboratório para desenvolvimento de projetos de extensão. Ela também lembrou a possibilidade de ampliar a formação dos professores do município, vez que o campus atua, também, na pós-graduação voltada à prática docente.

O gerente de Meio Ambiente, Fausto Amâncio de Oliveira, falou sobre as oportunidades para atuação dos estudantes do campus em projetos conduzidos pela prefeitura, como de reutilização de materiais, ampliação da coleta seletiva e atuação em viveiros do município. Outro ponto destacado é a atuação em toda a cadeia de produção de mudas para recuperação de nascentes, a exemplo do que já ocorre em outros municípios por meio do projeto Alma Lavada, o qual Campus Ceres integra.

Para Fleury Júnior, o município, na área da Saúde, pode se beneficiar dos conhecimentos dos cursos em análises e diagnósticos, por exemplo. “Eles podem contribuir com projetos e práticas laboratoriais, podendo desenvolver projetos de extensão e pesquisa nos laboratórios e em atendimento a grupos específicos”, destaca o secretário de Saúde. Em parcerias como essa, a cidade de Ceres se beneficia dos conhecimentos trazidos pelos professores e estudantes, e estes ampliam seu conhecimento vivenciando situações e fortalecendo as práticas no curso.

Apresentação das demandas – As parcerias serão discutidas pelas equipes da prefeitura, que farão visita ao Campus Ceres na próxima semana para apresentarem as demandas e conhecerem melhor a infraestrutura da unidade. Uma ideia é que também o campus possa contribuir para ampliar a formação dos estudantes da rede municipal, por meio da oferta de infraestrutura laboratorial e do parque esportivo, entre outros.

Ascom Campus Ceres