Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Câmpus Ceres realiza o V Simpósio de Ciências Biológicas

Câmpus Ceres realiza o V Simpósio de Ciências Biológicas

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2015, 14h24 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h01 | Acessos: 1122

Palestra sobre o uso de cães-guia como tecnologia assistiva para cegos foi o destaque da solenidade de abertura

Na noite desta quarta-feira, 16 de setembro, o Câmpus Ceres deu início ao V Simpósio de Ciências Biológicas (Simbio). O evento, organizado por estudantes da graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da unidade e servidores que atuam no curso, contempla programação até 18 de setembro, com minicursos, palestras e apresentações de trabalho.

Em sua fala durante a solenidade de abertura, o diretor de Ensino do Câmpus Ceres, Cleiton Mateus, destacou a importância da organização de eventos na formação do acadêmico. Ele salientou que experiências deste tipo não são aprendidas durante aulas regulares e impulsionam o curso como um todo, ao se tornar uma ação conjunta de estudantes, professores e coordenação.

Palestra de abertura – A cerimônia que deu início ao V Simbio foi coroada com a participação do mestre em Ciências Ambientais Leonardo Goulart. Atualmente professor do IF Goiano, no Câmpus Urutaí, Leonardo faz parte do programa de implantação do Centro de Treinamento de Cães-Guia daquela unidade. Durante sua palestra, ele falou sobre o processo de treinamento dos cães para atuarem como guia, bem como acerca da adequação dos perfis do animal e da pessoa que o receberá.

Ao elucidar dúvidas sobre o dia a dia do cego com um cão-guia, o palestrante mostrou a diferença de liberdade que a companhia do animal pode trazer, como maior segurança ao desviar de obstáculos e buracos, bem como a retomada da velocidade de caminhada: “Quando um cego caminha com a bengala, ele chega a levar uns 15 minutos para percorrer dois, três quarteirões. Com o cão-guia, que o puxa e encontra os caminhos mais fáceis, ele tem possibilidade de retomar a velocidade de caminhada”, explicou.

A noite de abertura foi finalizada com apresentação Festival Pratas da Casa, do grupo Trupe Destinatário, que trouxe ao público, de forma lúdica, reflexões sobre a problemática ambiental em que vivemos e seus possíveis desdobramentos num futuro próximo. Após a apresentação, houve a oferta de um coquetel para o público e componentes da mesa diretiva.

Jozane Almeida (a esq.), presidenta do Centro Acadêmico do curso, pediu protagonismo das turmas de períodos iniciais na promoção de novos eventos

Leonardo Goulart e o cão-guia Dexter, da raça Flat-Coated Retriever

Ascom Campus Ceres