Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres ouve produtores rurais sobre demandas locais

Campus Ceres ouve produtores rurais sobre demandas locais

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 17h15 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h31 | Acessos: 700

Reunião buscou identificar dificuldades em diversas áreas agrícolas. Ideia é direcionar ações de pesquisa e extensão para ampliar atendimento a demandas do Vale de São Patrício

Por Tiago Gebrim
Fotos: Tiago Gebrim

Na última quinta-feira, 20 de setembro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu representantes de entidades agrárias e ambientais e produtores rurais para debater iniciativas de pesquisa e extensão da unidade. Participaram da reunião membros da Emater de Goiás, da Agrodefesa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres e do Sindicato Rural do município.

De iniciativa do próprio Instituto, a reunião proporcionou um espaço de diálogo com os próprios produtores, a fim de conhecer as demandas mais urgentes da agricultura local e as medidas possíveis para atendê-las. “A melhor forma de atender às demandas expectativas e contribuir com o desenvolvimento regional é interagir e ampliar as parcerias com essas entidades”, opina o diretor-geral do Campus Ceres, Cleiton Mateus.

Além dos membros da gestão da unidade, participaram do diálogo os coordenadores de cursos e os representantes das áreas de ensino, pesquisa e extensão. Ao fim da reunião, foi elaborada uma relação com sete itens de interesse: cultivo do abacaxi, de banana, de maracujá, de hortaliças, bovinocultura leiteira, piscicultura e manejo integrado. Com a lista, as entidades governamentais irão levantar a demanda por cursos e projetos, cadastrando os produtores interessados, e repassá-la ao campus.

Os assuntos apontados, segundo Mateus, apontam que a unidade está alinhada com os interesses e necessidades da região: “Boa parte das demandas levantadas já são atendidas pelo Campus Ceres, em iniciativas de pesquisa e extensão. A partir de agora buscaremos alternativas para direcionar e fortalecer ações específicas para as demais demandas apontadas”, conclui.

Ascom Campus Ceres

Notícia elaborada conforme as restrições vigentes para o período eleitoral