Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Visita técnica leva estudantes de Ceres a Holambra

Visita técnica leva estudantes de Ceres a Holambra

Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 09h23 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2019, 21h30 | Acessos: 1825

Em quatro dias, estudantes conheceram empresas e propriedades rurais paulistas, na região do município de Holambra, e acompanharam a cadeia de produção e comercialização de plantas ornamentais

Por Tiago Gebrim
Fotos: Coordenação de curso de Agronomia

Produção da PG Mudas: as bandejas de mudas são depositadas em bancadas que se deslocam no interior das estufas de vegetação, onde as mudas são mantidas a iluminação e temperatura e irrigação controladas

Discentes do curso de Agronomia do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participaram, entre 19 e 23 de setembro, de visitas técnicas a empresas atuantes na produção e comercialização de flores, pesquisa, irrigação, defesa fitossanitária, produção e beneficiamento de sementes. Ao todo foram 13 visitas, realizadas nos municípios de Holambra, Santo Antônio de Posse e proximidades – todos no estado de São Paulo.

As visitas técnicas foram planejadas pelos professores Luciana Borges, Wilian Buso e Renato Rodovalho, juntamente ao presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Holambra, Valter Hulshof. A ideia, segundo Rodovalho, é que os discentes pudessem “vivenciar os aprendizados nas disciplinas de propagação de plantas, plantas daninhas, e afins, durante as visitações”.

Iniciando-se pela Veiling Holambra, reconhecidamente a maior cooperativa de flores e plantas ornamentais da América, os acadêmicos puderam conhecer de perto toda a estrutura que envolve o chamado “leilão reverso flores”, as negociações intermediadas entre a cooperativa, produtores locais e empresas compradoras e também a comercialização on line. Em seguida, na unidade de pesquisa da Basf, os estudantes conheceram sobre mais sobre a história e atuação da empresa, que desenvolve defensivos agrícolas. Na Basf foi possível verificar os experimentos científicos desenvolvidos em campo e as estruturas relativas à peletização de sementes.

Conclusão da visita técnica à Basf, em Santo Antônio de Posse

Dando prosseguimento ao roteiro, os futuros agrônomos também visitaram a Agristar, empresa produtora e beneficiadora de sementes hortaliças e plantas ornamentais, e a Jan de Wit, especializada na produção de lírios e calla. Nessa última os discentes aprenderam todo o ciclo de produção de lírios, desde o cultivo dos bulbos em vasos em casas de vegetação até a fase de comercialização. Entre as empresas visitadas esteve também a PG Mudas, especializada em germinação e propagação de mudas de plantas ornamentais e hortaliças.

Por fim, os discentes puderam visitar a Expoflora, cuja 37ª edição ocorreu entre 21 e 23 de setembro. O evento, tradicional de Holambra, oportunizou aos acadêmicos conhecerem trabalhos de paisagistas renomados no País, o museu histórico do município e a comercialização, em varejo, das plantas ornamentais.

Na Agristar, discentes acompanham conheceram equipamentos como os classificadores de sementes, na imagem acima, elevadores e transportadores pneumáticos e máquinas de pré-limpeza

Estudantes durante a visita à empresa Viva Flora, especializada na produção de orquídeas

Imagens da ExpoFlora, o grande evento anual da cidade de Holambra

Ascom Campus Ceres (com informações da Coordenação de curso de Agronomia)