Projeto Promoção da Agroecologia e Produção Sustentável na Agricultura Familiar a partir de Material Didático
O projeto, desenvolvido em 2019, teve como objetivo produzir materiais didáticos para formação de multiplicadores da Agroecologia, levar novas tecnologias e/ou alternativas de produção para os agricultores, além de formar a comunidade em geral para o desenvolvimento rural sustentável.
Os alunos extensionistas Geovanna Lissa e Adriano de Albuquerque, que coordenados pela docente Karla de Castro Pereira, desenvolveram um material de divulgação de algumas tecnologias como estratégias para o desenvolvimento sustentável. Dentre elas, destaca-se o Sistema Agroflorestal (SAF), que são formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas com cultivos agrícolas e/ou criação de animais de forma simultânea ou em sequência temporal. Assim, o SAF promove benefícios econômico e ecológico.
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos em Agroecologia do campus Avançado Hidrolândia e contou com a colaboração dos docentes Bruno Martins e Gabriela Nogueira.
Além do SAF, a trilha ecológica é uma forma de estimular o público participante a refletir sobre a importância da conservação ambiental e conhecer várias espécies do Cerrado e os seus usos medicinais. Portanto, é uma ferramenta interessante para a promoção da educação ambiental. O Campus Avançado Hidrolândia possui algumas trilhas como a Guatambú, com distância de 800 m, que termina no Sistema Agroflorestal Experimental. Nela, foram identificadas 50 espécies vegetais diferentes. Venha conhecer!
Redes Sociais