Percepções e Repercussões de docentes e discentes sobre as atividades da 3ª Semana do Projeto #FiqueEmCasa
A terceira semana do Projeto #FiqueEmCasa, uma iniciativa voluntária de docentes do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, foi realizada entre os dias 13 e 17 de abril e, mais uma vez, propiciou a interação entre esses docentes e estudantes do campus durante esse período de isolamento social.
Apostando, novamente, na diversidade de propostas, o projeto, nessa terceira etapa, reuniu várias atividades feitas por meio de web conferências, as quais foram marcadas pela colaboração mútua entre os docentes que primaram por ações feitas de forma compartilhada. Aconteceram aulas voltadas para a apreensão de conhecimentos literário, histórico e biológico, como a análise acerca da antologia poética de Gregório de Matos, a exposição sobre heresias e punições pela Inquisição durante a Idade Média e o aprofundamento de conhecimentos sobre o sistema nervoso. Foram realizadas aulas focadas nas questões de Geografia mais recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e na discussão sobre algumas fronteiras políticas e culturais existentes na Espanha. Ocorreram, ainda, oficinas de Origami e de construção de horta vertical, atividades voltadas para motivação e exercícios físicos, apresentação musical e debate sobre letras de músicas de bandas de rock nacional dos anos 80, além de nova conversa com profissional de psicologia sobre um tema recorrente nesse momento de quarentena: a ansiedade.
A professora Lilian Rosana, que desenvolveu atividades voltadas a área de agronomia, primou por ações que se mostrassem atrativas aos alunos, por isso focou projetos dirigidos para Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), Hortas Verticais e Técnicas de Propagação Vegetativa. A coordenadora da proposta ressaltou que “as ações foram desenvolvidas por meio de disponibilização de vídeos curtos e materiais de leitura, em que os alunos participavam ao longo da semana de fórum de discussão na plataforma moodle e em grupo de whatsapp, culminando em até dois encontros por semana, através de web conferência, ocasião em que era compartilhada experiências adquiridas sobre o tema abordado na semana”. A docente relatou que “em dois momentos foram realizadas, também, oficina sobre montagem de recipientes com garrafas Pets auto irrigáveis para implantação de horta vertical, bem como técnicas de plantio por meio de propagação vegetativa”. Lilian Rosana finalizou destacando que “neste momento de recomendação de isolamento, esses temas abordados são de fácil reprodução, com poucos materiais que geralmente as pessoas possuem em casa. A atividade possibilitou uma interação prática por parte dos alunos, além do caráter pedagógico que os temas proporcionaram”.
Buscando, mais uma vez, amparar os alunos por meio de orientação psicológica e emocional, o professor André Cunha convidou o psicólogo Bráulio Ramos para uma nova conversa com os alunos sobre um tema que muito recorrente nesse momento vivido: a ansiedade. Esse novo encontro foi motivado por um pedido dos próprios alunos que participaram da atividade anterior com o mesmo psicólogo. Segundo Bráulio Ramos, a conversa foi sobre “ansiedade em tempos de isolamento social. A ansiedade configura-se como um estado de antecipação acompanhado do sentimento de impotência. Nesse momento, o corpo reflete as inseguranças do pensamento em face o estado de pré-ocupação. Experimentamos a ansiedade como uma reação diante das situações cotidianas, uma essa sensação presente em muitos momentos de nossas vidas”.
Conforme o psicólogo, “algumas pessoas experimentam esse quadro com mais frequência e com maior intensidade. Nesse momento, o autoconceito positivo e o senso de autoeficácia encontram-se diminuídos e a sensação de abafamento pode vir a comprometer o desempenho e a habilidade em alguma área da vida. Nesse momento, a ansiedade assume o caráter patológico e pode comprometer a saúde emocional. As dificuldades que acompanham as incertezas do momento que estamos vivendo colocam em movimento as angústias e as inquietações. Esse movimento favorece o aumento da ansiedade e é necessário desenvolver suporte e recursos para o enfrentamento. O contato e as relações humanas são um expediente contra a sensação de solidão e podem favorecer o sentimento de autoestima e de autoconfiança”.
Braúlio Ramos, por fim, agradeceu o convite do amigo, o professor André Luiz, ressaltando que o encontrou propiciou “um momento de crescimento através do diálogo com os alunos. São nestes momentos de encontro que o distanciamento é quebrado, e são nas trocas que a angústia dá espaço para a força interna”. Agradeceu, ainda, ao professor Sidney e aos alunos “pela confiança e pela tarde agradável. Espero estarmos juntos em breve!”.
O professor Luã Áquila, que desenvolveu uma atividade literária voltada para a antologia poética de Gregório de Matos, enfatizou que a participação no projeto #FiqueEmCasa foi bem interessante. O docente ressaltou que, embora não tenha o hábito de realizar aulas à distância, achou a experiência bastante positiva: “Os alunos foram desafiados a lerem a Antologia Poética de Gregório de Matos e, posteriormente, realizaram análises dos poemas. Gostei de participar do #FiqueEmCasa e creio que é um ótimo projeto para promover a interação entre professores e alunos nesse momento de pandemia”.
Os professores Rogério Chaves, André Luiz, Delson Ferreira e Sidney Silva realizaram uma atividade interdisciplinar destinada à análise de letras de músicas de bandas de Rock Nacional dos anos 1980. O objetivo era propiciar o estudo sobre letras que foram compostas por esses artistas brasileiros como instrumentos de reflexão política e social. Na atividade, o professor André Luiz tocava violão e cantava as canções, como se fosse uma “live” musical, e depois se juntava aos outros professores para a análise das músicas apresentadas. Os docentes selecionaram composições de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Camisa de Vênus, Titãs e Engenheiros do Hawaii. Segundo o professor André Luiz, “pensamos uma atividade que fosse divertida e, ao mesmo tempo, promovesse grande aprendizado aos alunos. Foi muito interessante! Tivemos relatos de alguns alunos que seus pais acompanharam a atividade, junto aos filhos, cantaram e mataram saudade dos tempos de adolescência. Confesso que em mais de 20 anos de profissão, foi a primeira vez que fiz uma “live” cantando Rock. Estamos felizes com o resultado, foi uma tarde maravilhosa com nossos alunos e colegas professores (Rogério, Delson e Sidney). Acreditamos que a construção do conhecimento, não se encontra limitado às paredes de uma sala de aula”.
A receptividade dos alunos acerca das atividades do projeto foi, mais uma vez, muito positiva. A aluna Gabrielly Pereira, da turma de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, elogiou: “as atividades do projeto #FiqueEmCasa desta semana foram sensacionais e estão cada vez mais atraentes. Gostei bastante da conversa com o psicólogo sobre ansiedade, com certeza foi um bate-papo muito legal”.
O aluno Herbert Aguiar da turma de 1º do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, também, enalteceu as ações do projeto relatando que achou “bem legal as aulas filosóficas e outros temas discutidos durante a semana. Consegui desenvolver muito meu conhecimento, pois conheci coisas novas, que me tiraram o tédio que eu estava tendo e realmente ajudou até na questão emocional e física, durante este momento de quarentena. Essas aulas têm me ajudado muito, consigo me divertir pra caramba. Este projeto está me deixando cada vez menos solitário, já que só assim consigo aprender e conversar”.
Como o grupo de docentes do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, em reunião realizada no último dia 20, decidiu pela retomada do calendário acadêmico a partir do dia 27 de abril, as atividades do Projeto #FiqueEmCasa foram encerradas tendo em vista a necessidade de discussão e de planejamento das atividades ao longo dessa semana. No entanto, é inegável reconhecer a importância dessa experiência de interação entre professores e estudantes, tanto do ponto de vista das relações humanas, como também em termos cognitivos, tendo em vista que esse momento de isolamento social favorece a inércia física e mental, além dos impactos emocionais que vem causando em nossos alunos. Além disso, o Projeto #FiqueEmCasa também contribuiu para que os alunos não perdessem totalmente o vínculo com nossa instituição.
Núcleo de Comunicação Social e Eventos do campus Avançado Hidrolândia
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