PROJETO INTEGRADOR DO CAMPUS AVANÇADO HIDROLÂNDIA DISCUTIRÁ O TEMA VACINA
O projeto será desenvolvido ao longo de duas semanas de integração, entre os dias 10 e 21 de maio, com transmissão via canal do Campus Hidrolândia no YouTube e, também, pela plataforma Google Meet.
Assim como em 2020, a equipe de docentes do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia decidiu trabalhar, na experiência de integração deste ano, um único tema com todas as turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática) existentes na unidade. Após algumas reuniões, os professores deliberaram por tratarem a respeito do tema “vacina”, tendo em vista a atualidade do assunto neste contexto de pandemia.
A partir dos debates realizados entre os docentes foi elaborado o projeto integrador intitulado “Para que ciência? Uma discussão sobre vacinas em tempos de pandemia da Covid-19”, que conta com a coordenação dos docentes Amivaldo Batista, Berto Marinho, Eduardo Viana, Karla de Castro, Júlio Pires, Lilian Rosana e Rogério Chaves. O projeto será desenvolvido ao longo de duas semanas de integração, entre os dias 10 e 21 de maio, com transmissão via canal do Campus Hidrolândia no YouTube e, também, pela plataforma Google Meet. Além das docências compartilhadas que serão realizadas pelos professores da unidade, o projeto contará com duas palestras de convidadas externas. No dia 10 de maio, às 08h, a doutoranda Érica Marvila, da Faculdade de Saúde Pública da USP, fará a palestra de abertura do projeto: “Vacina contra a Covid-19: desafios e potencialidades do processo de desenvolvimento de imunobiológicos disponíveis”. No dia 13 de maio, às 08h, a Drª Cláudia Maliverni, jornalista, também ligada à Faculdade de Saúde Pública da USP, ministrará a palestra intitulada: “Se você virar um jacaré, o problema é seu: negacionismo, fake news e o discurso anticiência como fator de risco à saúde em tempos de pandemia”. Ambas as palestras serão transmitidas pelo canal do Campus Hidrolândia no YouTube.
Segundo os coordenadores do projeto, a relevância de se debater este tema com os alunos se deve ao fato de que, desde o mês de dezembro de 2019, o mundo tem sido assolado pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) que tem produzido milhares de mortes ao redor do planeta. A partir da confirmação da ocorrência dessa que é a primeira pandemia do século XXI, a comunidade científica mundial se viu diante de um de seus maiores desafios: como combater essa nova doença? Como impedir que tantas pessoas morram acometidas por esse vírus ao redor do planeta? Em decorrência dessa emergência global, menos de um ano depois do anúncio do surto do novo coronavírus em Wuhan, na China, já havia vacinas contra a Covid-19 aprovadas por agências regulatórias em diferentes países.
Os coordenadores ainda ressaltam que, mesmo com essa rápida resposta da comunidade científica, a qual demonstra os notáveis progressos da ciência, vemos proliferar, em meio a esse cenário de crise sanitária, movimentos que os negam. Eles se evidenciam por meio de discursos negacionistas, marcados por posições contrárias àquelas emitidas pelos cientistas e pesquisadores, deslegitimando as orientações dadas por especialistas no contexto da pandemia e, ainda, propagando campanhas antivacina. Considerando, então, a importância das vacinas como eficaz arma preventiva contra a Covid-19 e o fato de que, nessa crise sanitária, as recomendações de especialistas e a produção de imunizantes vem sendo colocadas sob suspeição por discursos negacionistas e antivacina, decidimos promover uma ampla discussão sobre o tema vacina. O objetivo principal será o de articular conhecimentos das diferentes áreas profissionais e da Base Nacional Comum dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em torno da temática vacina, com vistas a informar, esclarecer e, ao mesmo tempo, dialogar com nossos alunos sobre a importância histórica das vacinas como resultado do progresso da ciência, como instrumento eficaz no controle e erradicação de doenças e como forma de imunização confiável contra a Covid-19.
Núcleo de Comunicação Social e Eventos do Campus Avançado Hidrolândia
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