Pesquisadores do IF Goiano estão entre os mais influentes da America Latina e BRICs
Instituição possui 37 entre os 10 mil cientistas mais influentes segundo World Scientist and University Rankings 2021
O IF Goiano possui 37 pesquisadores entre os 10 mil cientistas mais influentes da América Latina e dos BRICS (agrupamento formado por cinco grandes países emergentes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em todas as áreas do conhecimento, segundo World Scientist and University Rankings 2021. O AD Scientific Index é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas baseados em valores do índice i10, índice h e pontuações de citação no Google Scholar. Vale lembrar que o índice i10 representa o número de publicações com no mínimo dez citações de um pesquisador. Já o índice h é o resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações de um pesquisador. Por exemplo, se o índice h de um pesquisador é 50, significa que ele tem pelo menos 50 artigos publicados, cada um deles com pelo menos 50 citações.
Assim, o ranking considerou que o alto número da utilização de artigos como referências para outros autores demonstra o valor e a extensão da contribuição dos pesquisadores do ranking para a comunidade científica. A classificação foi feita a partir de 12 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia e Teologia; Direito e Estudos Jurídicos; Medicina e Ciências da Saúde; Ciências Naturais; Ciências Sociais e Outros.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Costa, Um número tão expressivo de pesquisadores do IF Goiano nesse ranking reveste-se de grande significado para o trabalho que a instituição desenvolve por meio da geração de novos conhecimentos através da pesquisa e consequentemente da formação de recursos humanos de excelência em todos os níveis, por meio da verticalização.
"É o resultado de um trabalho institucional que se consolida ano após ano. É uma resposta às ações instituições, como o investimento na formação científica de estudantes em todos os níveis, em ações de capacitação, investimento na infraestrutura de ensino e pesquisa e do incentivo à publicação científica. A divulgação do ranking neste momento possui um significado muito relevante e chama a atenção para a necessidade da continuidade do investimento em ciência e tecnologia, para a autonomia do país e, sobretudo, superação de crises", completa.
Confira os pesquisadores do IF Goiano que figuram entre os mais influentes do Ranking:
- Abrãao Tiago Batista Guimarães
- Adriano Carvalho Costa
- Adriano Jakelaitis
- Alan Carlos da Costa
- Alessandro Morais
- Antonio Evami Calvacante Sousa
- Carlos Frederico de Souza Castro
- Cássia Cristina Fernandes Alves
- Cibele Silva Minafra
- Daniel Emanuel Cabral de Oliveira
- Daniel de Paiva Silva
- Edson Luiz Souchie
- Eduardo da Costa Severiano
- Eloiza da Silva Nunes Viali
- Estevão Alves Silva
- Fabiano Guimarães Silva
- Fábio Dyszy
- Flávio Gonçalves de Jesus
- Frederico Antônio Loureiro Soares
- Geovana Rocha Placido
- Guilherme Malafaia
- Hebert Júnior Dias
- Juliana de Fátima Sales
- Kátia Aparecida de Pinho Costa
- Leonardo Nazário Silva dos Santos
- Lilian Lúcia Costa
- Lucas Anjos Souza
- Marco Antônio Moreira de Freitas=
- Marconi Batista Teixeira
- Mariana Buranelo Egea
- Matias Noll
- Osvaldo Resende
- Pablo Gontijo
- Paulo Sérgio Pereira
- Polyana Fernandes Pereira
- Tânia Maria de Moura
- Tiago Paim
Acesse o ranking e confira os pesquisadores de maior destaque
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais