Docentes do Campus Avançado Hidrolândia publicam e-book sobre experiências de formação integrada
A obra “A Formação Integrada em Pauta: experiências de integração no Ensino Médio Técnico”, organizada pelos professores André Cunha, Paulo Melo, Rogério Chaves e Thays Vital, e publicada pela Editora Fi, apresenta análises acerca da constituição dos Institutos Federais no país, em especial sobre o papel do Ensino Médio Integrado na educação brasileira, bem como sobre as diversas experiências de formação integrada realizadas, entre 2017 a 2021, no IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia.
A equipe docente do Campus Avançado Hidrolândia publicou, pela Editora Fi, o e-book intitulado “A Formação Integrada em Pauta: experiências de integração no Ensino Médio Técnico”. O livro, em formato digital, organizado pelos professores André Cunha, Paulo Melo, Rogério Chaves e Thays Vital, contou com a colaboração não só de docentes do campus, como também de professores substitutos que atuaram na unidade, assim como de outros servidores do IF Goiano que foram convidados a contribuírem em alguns capítulos.
Prefaciada pelo professor Gaudêncio Frigotto, especialista no tema da formação integral, a obra é dividida em duas partes. A primeira seção, intitulada Os Institutos Federais e a Formação Integrada, é composta por capítulos dedicados à análise acerca da formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país, em especial sobre o papel do Ensino Médio Integrado na educação brasileira A segunda seção, Experiências de Integração no IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, traz à luz algumas das experiências de integração que foram realizadas no campus desde 2017 até o ano de 2021.
Segundo os organizadores do e-book, essas experiências de integração foram iniciadas, a partir de 2017, quando o Campus Avançado Hidrolândia se prontificou a iniciar um projeto piloto de integração curricular sugerido pela Pró-Reitoria de Ensino do IF Goiano. Foram cinco anos de muito planejamento, discussões, concessões, avanços e, sobretudo, de bastante trabalho para que essas práticas de integração se consolidassem no campus. Os organizadores ressaltam, no entanto, que essas experiências só foram possíveis graças à disposição dos professores e professoras da unidade em realizar a complexa tarefa da integração e, certamente, porque a proposta encontrou receptividade entre os estudantes.
Após cinco anos de desenvolvimento dessas práticas de formação integrada, os docentes perceberam que haviam acumulado valiosas experiências de integração e que algumas delas mereciam ser compartilhadas com o público interessado nesse tema. A partir dessa constatação nasceu a ideia de publicar esse livro.
Confira o e-book que está disponível no site da Editora Fi, que é de acesso aberto:
https://www.editorafi.org/ebook/460integrada
Assessoria de Comunicação Campus Avançado Hidrolândia
Redes Sociais