Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > Potencial de indicação geográfica da jabuticaba foi tema de reunião em Nova Fátima

Publicado: Terça, 31 de Mai de 2022, 15h39 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 17h19 | Acessos: 471

A reunião com produtores de jabuticaba do município de Hidrolândia-GO, organizada por docentes do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, ocorreu no dia 25 de maio, no Salão Paroquial de Nova Fátima, e tratou do potencial de reconhecimento da indicação geográfica dessa cultura junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O potencial de reconhecimento de indicação geográfica da jabuticaba foi tema da reunião realizada, em Nova Fátima, entre o IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, entidades parceiras com vários produtores de jabuticaba do município. Na oportunidade, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi representado por Rodrigo B. de Paula e por Maria Aparecida P. da Silva, a EMATER Hidrolândia-GO por Alenir B. de Souza e por Clenor A. de Magalhães, a Secretaria Municipal de Turismo pelo secretário Silvio Quirino de O. Júnior e por Benedita E. Elias, o Instituto Nacional de Metereologia (INMET) por Elizabeth A. Ferreira  e o Campus Avançado Hidrolândia do IF Goiano pelos docentes Dr. Tadeu Cavalcante e Dr. Bruno Martins. A divulgação do evento contou com a colaboração da rádio cidade de Nova Fátima (FM 87,9), representada por Edeuslene A. Moreira Lino.

Essa ação faz parte de uma série de etapas programadas por projeto do IF Goiano aprovado junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), coordenado pelos professores Dr. Tadeu Cavalcante e Bruno Martins. Na reunião, foi discutido com os produtores locais os caminhos técnicos e legais para que a produção de jabuticaba do município possa alcançar o reconhecimento de indicação geográfica junto ao INPI. O representante do MAPA, o agrônomo Rodrigo de Paula, explicou aos produtores o que representa uma indicação geográfica, como uma cultura e/ou produto pode obter esse reconhecimento por procedência ou por denominação de origem, apresentou exemplos de indicações geográficas já reconhecidas no Brasil e em países do exterior e quais os benefícios o município de Hidrolândia-GO e os próprios produtores poderão obter caso haja esse reconhecimento junto ao INPI.

O agrônomo ressaltou que para alcançar o reconhecimento da indicação geográfica é fundamental fortalecer a cadeia produtiva da jabuticaba, realizar uma avaliação diagnóstica dessa produção, fazer um levantamento histórico sobre a reputação dessa cultura na região e delimitar área geográfica dessa produção. Outro fator imprescindível é que os produtores estejam organizados coletivamente por meio de uma associação ou de uma cooperativa.

Na sequência, o professor Tadeu Cavalcante explanou sobre o projeto coordenado por ele e que tem como objetivo principal que a jabuticaba produzida em Hidrolândia-GO obtenha o reconhecimento de indicação geográfica por procedência. Cavalcante ainda expôs o histórico de aprovação do projeto, apresentou as visitas técnicas que tem feito às propriedades dos produtores de jabuticaba da região, demonstrou os benefícios que o município e os próprios produtores poderão alcançar com esse reconhecimento e reforçou a importância deles organizarem uma associação.

O Secretário Municipal de Turismo, Silvio Quirino, por sua vez, assegurou o apoio da Prefeitura Municipal de Hidrolândia ao projeto que está sendo coordenado pelo IF Goiano e que conta com a colaboração de entidades parceiras, ressaltou as ações que a secretaria vem realizando no sentido de aliar o turismo com iniciativas empreendedoras no município e afirmou que eventos tradicionais em Hidrolândia, como o Mutirão das Fiandeiras e, sobretudo, a Festa da Jabuticaba, voltarão ao calendário cultural do município e serão realizados ainda este ano.

Por fim, o professor Bruno Martins reforçou a importância de os produtores da jabuticaba se mobilizarem em prol da constituição de uma associação, tendo em vista que essa organização coletiva é condição primordial para dar sequência a esse longo, mas promissor caminho para se alcançar o reconhecimento da indicação geográfica. A partir dessa mobilização, os presentes agendaram uma nova reunião para o dia 15 de junho, em Hidrolândia, visando tratar da organização dessa associação de produtores de jabuticaba do município.

Assessoria de Comunicação Campus Avançado Hidrolândia