Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > “Energia” foi o tema de projeto integrador realizado no Campus Hidrolândia

“Energia” foi o tema de projeto integrador realizado no Campus Hidrolândia

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 05h55 | Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 08h03 | Acessos: 635

O projeto integrador intitulado Fluxo de Energia no ecossistema e geração biológica de energia e trabalho foi desenvolvido, durante as duas primeiras semanas de integração de 2022, entre os dias 02 e 13 de maio, com as turmas de 1º Ano do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, além dos 1º e 2º Anos do Curso Técnico em Agropecuária, todos Integrados ao Ensino Médio.

Realizando, desde 2017, experiências de formação integrada por meio de semanas de integração, o IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, através de seu corpo docente, tratou de um tema extremamente atual, principalmente por causa das recorrentes crises enérgicas, sejam de origem hídrica ou fóssil, que o país e o mundo têm enfrentado nos últimos anos. Pensando nessas e outras problemáticas relacionadas ao tema energia que, entre os dias 02 e 13 de maio, foi desenvolvido com as turmas de 1º ano do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio e de 1º e 2º anos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária o projeto integrador intitulado Fluxo de Energia no ecossistema e geração biológica de energia e trabalho.

Segundo o professor Paulo Silva Melo, coordenador do projeto, “a escolha do tema foi devido a sua importância para a formação humana e profissional, uma vez que esse assunto perpassa pelos mais diferentes aspectos da humanidade na atualidade. Embora a energia seja usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso: “Potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação”. Qualquer coisa que esteja trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo-o, por exemplo, está gastando (transferindo) energia. Neste aspecto, podemos pensar nas mais variadas situações que a energia seja protagonista em “dar a vida” ao sistema”. O intuito principal dessa experiência de integração, continua o coordenador, “foi trazer para os estudantes uma oportunidade ímpar de participarem de uma discussão científica deste tema, tendo como suporte os princípios científicos das mais variadas disciplinas que fizeram parte do projeto”.

Ao longo das duas semanas de integração, ocorreram diversas regências compartilhadas, com aulas dialogadas e apresentação de atividades experimentais. Estiveram envolvidos os(as) docentes Alessandra Edna, Amivaldo Batista, Claudio Samara, Gabriela Nogueira, Geovane Reges, Iuri Rodrigues, Jacson Zuchi, Júlio Pires, Karla de Castro, Lilian Rosana Rabelo, Marco Antônio Moreira, Roberta Ferreira e Sidney Silva. Os estudantes das três turmas de Ensino Médio Integrado, na conclusão do projeto, desenvolveram um trabalho final que se materializou sob a forma de uma feira de apresentações de maquetes, projetos e seminários.

A estudante Bianca Gomes Gonçalves, do 1º ano do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, ressaltou que “a Semana de Integração 2022 foi uma experiência formidável, uma vez que propiciou o contato entre diferentes turmas, de cursos e períodos distintos, promovendo um ambiente diversificado e oportuno para o desenvolvimento de ideias”. A discente salientou ainda que “o projeto integrador foi importante, pois reuniu vários professores, de diferentes áreas do conhecimento, que abordaram a questão da energia a partir das diversas perspectivas de disciplinas tanto da Base Nacional Comum, quanto da área profissional. A estudante concluiu afirmando que considerou “a Semana de Integração relevante para o aprimoramento de competências e habilidades de todos os estudantes envolvidos, principalmente por ter estimulado nossa capacidade de realizar pesquisa científica”.

Assessoria de Comunicação Campus Avançado Hidrolândia