Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e I Semana de Agronomia foram marcadas por uma diversidade de atividades científicas e culturais
Início do conteúdo da página

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e I Semana de Agronomia foram marcadas por uma diversidade de atividades científicas e culturais

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 19h18 | Última atualização em Terça, 15 de Novembro de 2022, 16h47 | Acessos: 484

 

Durante os dias 18 a 22 de outubro, a comunidade escolar do IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia esteve envolvida, em concomitância, com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2022), voltada para os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e da Licenciatura (EaD) em Pedagogia, e com a I Semana de Agronomia, destinada aos acadêmicos desse curso superior.

O evento foi marcado por diversas palestras, minicursos, oficinas, debates, feira de ciências e apresentações culturais que ocorreram nas dependências do Campus Avançado Hidrolândia e, também, pelo Canal do YouTube. Durante os quatro dias, foram realizadas discussões riquíssimas relacionadas ao Bicentenário da Independência e sobre a importância do conhecimento científico e da inovação tecnológica para o futuro do país.

A abertura do evento aconteceu na terça-feira, dia 18 de outubro, por meio do canal do Campus Hidrolândia no YouTube, e contou com a presença de gestores do IF Goiano. Durante a mesa diretiva foi destacada a importância da ciência e da pesquisa para o desenvolvimento nacional. A palestra de abertura foi proferida pelo professor do IF Goiano Campus Rio Verde e pesquisador ligado ao Polo de Inovação, Dr. Tavvs Micael Alves, e intitulou-se "Inovação Tecnológica & Carreira Profissional: Experiências com Drones e Sensores". A atividade acadêmica teve a mediação do professor Dr. Jacson Zuchi do Campus Avançado Hidrolândia.

Na quarta-feira, dia 19 de outubro, foram realizados minicursos destinados aos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária e do Bacharelado em Agronomia: “Moscas-das-Frutas e sua importância econômica”, ministrado pela professora Drª Lilian Rabelo; “Controle Biológico”, realizado pela professora Drª Camila Rodrigues, além da mesa-redonda intitulada “Resgate histórico do Campus Avançado Hidrolândia”, que contou com a participação de Ricardo Neves, José Lima e Cleiton da Silva, tendo a mediação do professor Dr. Bruno Martins.

Ainda na quarta, dia 19, João Pedro Salgado de Melo ministrou o minicurso “Metaverso”, voltado para os estudantes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Já os professores Dr. Rogério Chaves e Drª Roberta Ferreira ministraram o minicurso “Grito do Ipiranga: entre o passado, o presente e o futuro”, que contou com a participação de alunos dos três Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus.

Depois dessas atividades acadêmicas, aconteceram apresentações culturais de música, teatro e literatura protagonizadas pelos alunos e alunas dos Cursos Técnicos Integrados. Paralelamente às atividades culturais, os estudantes de Agronomia estiveram envolvidos com a palestra “A experiência da pesquisa na formação de profissionais”, ministrada pelo professor Dr. Osvaldo Rezende, do Campus Rio Verde. Também na quarta, no período vespertino, foi realizada a palestra intitulada “Sistema Orgânico de Produção Vegetal”, proferida pelo Engenheiro Agrônomo Luciano Cavalcante Valadares, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Na quinta-feira, dia 20 de outubro, aconteceu a tradicional Feira de Ciências, que é uma atividade realizada em todas as SNCT’s e que só foi interrompida durante os dois anos de pandemia da Covid-19. Os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Manutenção e Suporte em Informática, em Agropecuária e em Desenvolvimento de Sistemas expuseram trabalhos em diferentes áreas do conhecimento: ciências agrárias, matemática, ciências naturais, ciências humanas, linguagens, informação e comunicação. A atividade científica, como em anos anteriores, foi coordenada pela professora Drª Karla de Castro. Os diversos estandes da Feira de Ciências foram visitados por familiares e amigos dos alunos do Campus, além, é claro, pelos estudantes de escolas públicas estaduais e municipais de Hidrolândia: Escola Municipal Aliança e Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça.

Ainda na quinta, dia 20, no período da manhã, os estudantes de Agronomia participaram da palestra “O espectro luminoso e sua influência no cultivo in door, proferida pela professora Drª Clarice Aparecida Megguer, do Campus Morrinhos. Após essa atividade, esses mesmos acadêmicos participaram do minicurso “Cultura do Café” ministrado pelo professor Dr. Rodrigo Vieira da Silva, do Campus Morrinhos.

Também na quinta, houve as apresentações dos trabalhos relacionados à curricularização da extensão pelos estudantes extensionistas do Bacharelado em Agronomia. Essa atividade foi mediada pelos professores Dr. Bruno Martins e Drª Lilian Rabelo. No período da tarde, ocorreu, pelo Canal do YouTube, a palestra “Agricultura 4.0”, ministrada pelo Me. Laerte Mendonça Neto, da Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, e mediada pelo professor Dr. Marco Antônio Moreira de Freitas, do Campus Urutaí. Já os(as) estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no período noturno, assistiram à palestra, também transmitida pelo YouTube, “O papel social da escola: o espaço de aprendizagem na prática docente”, proferida pela Drª Iraci Balbina G. Silva, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Na sexta-feira, dia 21 de outubro, foi a vez da professora Drª Martha Victor Vieira, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) proferir uma palestra relacionada com o tema central da SNCT: “A época da independência do Brasil: identidades políticas e memória histórica”. A palestra, que contou com a participação de estudantes dos Cursos Técnicos Integrados, foi transmitida via YouTube e mediada pela professora Drª Roberta Ferreira e pelo professor Dr. Rogério Chaves.

Paralelamente a essa discussão, ocorreram outras duas atividades. A professora Drª Camila Alves Rodrigues proferiu a palestra “Empoderamento das Mulheres no Campo”, voltada para estudantes de Agronomia e do Médio Integrado, enquanto o professor Me. Amivaldo Batista dos Santos ministrou a palestra, “Do Zero ao Hacking: como se tornar um profissional de segurança da informação”, dirigida aos alunos dos Cursos Técnicos Integrado em Manutenção e Suporte em Informática e de Desenvolvimento de Sistemas.

Após essas atividades, os alunos dos Cursos Técnicos Integrados assistiram às apresentações dos projetos de pesquisa e de extensão que foram realizados em 2021 ou que foram iniciados em 2022 e que estão em execução. Na oportunidade, os(as) bolsistas e colaboradores dos projetos de pesquisa e de extensão demonstraram aos colegas de campus a importância das investigações científicas que vêm realizando, bem como a relevância das ações extensionistas que foram realizadas no ano passado.

É importante registrar que, entre os dias 20, 21 e 22 de outubro, também, ocorreram dois minicursos ministrados por colaboradores do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e que foram voltados para os acadêmicos de Agronomia e para os estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária: um sobre “Hidroponia” e o outro sobre “Horta Orgânica”.

Segundo o professor Dr. Paulo Alberto da Silva Sales, Responsável pelo Núcleo de Pesquisa do Campus e Presidente da Comissão Organizadora do Evento, “a SNCT 2022 foi um verdadeiro sucesso. Foram quatro dias de intensas atividades: palestras, mesa-redonda, oficinas e minicursos voltados à temática central – Bicentenário da Independência - bem como para temas das diferentes áreas do conhecimento abarcadas pelo nosso Campus. Tivemos a participação maciça dos estudantes. Essa semana também foi muito importante pelo fato de termos realizado a I Semana de Agronomia, que fez com que os alunos do bacharelado tivessem uma primeira experiência com um evento acadêmico repleto de atividades científicas. Depois de 2 anos de pandemia em que a SNCT foi realizada de forma remota, retomar o evento com uma gama de atividades presenciais foi um grande desafio”.

 

Assessoria de Comunicação Campus Avançado Hidrolândia

Fim do conteúdo da página