Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > IF Goiano é o segundo melhor Instituto Federal do Brasil

IF Goiano é o segundo melhor Instituto Federal do Brasil

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2024, 04h20 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 03h12 | Acessos: 135

Ranking faz parte do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) alcançou uma posição de destaque no cenário educacional, ocupando o segundo lugar entre os Institutos Federais do Brasil. A informação foi divulgada na terça-feira, 2, pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte do último ranking do principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro, o Índice Geral de Cursos (IGC).

O IGC, divulgado anualmente pelo MEC, é fruto da média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado. Seu cálculo leva em conta o desempenho dos cursos de graduação, considerando a média das notas dos últimos três anos e o número de alunos em cada curso; a qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu e o número de alunos em cada programa; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino. Variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica também fazem parte da análise.

Para a pró-reitora de Ensino, Geísa Boaventura, esse índice conquistado reflete a qualidade dos cursos ofertados no IF Goiano e demonstra a responsabilidade da instituição em proporcionar uma formação técnica humana, ética e integral. "Estar em segundo lugar entre as 41 instituições de educação profissional e tecnológica no Brasil é uma colocação muito importante e traduz todo o investimento feito na qualificação dos servidores, na infraestrutura dos nossos espaços e no empenho em oferecer uma educação de qualidade", relata.

O IF Goiano segue se destacando no ranking IGC há mais de dez anos e, desde 2012, se encontra na faixa 4  (em uma variação de 1 a 5) da lista da educação profissional e tecnológica. Assim como no ano passado, a instituição ocupa o primeiro lugar entre os Institutos Federais do estado de Goiás e de todo o Centro-Oeste.

Diretoria de Comunicação Social