Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > IF Goiano participa da XXI Feira Agro Centro-Oeste Familiar em Mineiros-GO

IF Goiano participa da XXI Feira Agro Centro-Oeste Familiar em Mineiros-GO

Publicado: Sexta, 10 de Mai de 2024, 16h15 | Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2024, 03h32 | Acessos: 79

Instituição é organizadora do XII Seminário Científico que faz parte da programação. Estudantes de Ceres, Hidrolândia, Iporá e Posse visitaram o evento e apresentaram trabalhos.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) marcou presença na XXI Feira Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF) que acontece entre os dias 8 e 10 de maio, no Centro Universitário de Mineiros - Unifimes, em Mineiros-GO. Com o tema “Mudanças climáticas, Inovação e Inclusão Socioprodutiva”, o evento oportuniza um espaço em que os agricultores familiares apresentam sua produção para a sociedade e discutem iniciativas públicas para o desenvolvimento rural. Idealizada em 2000 pela Universidade Federal de Goiás, a ACOF passou a contar com a co-execução do IF Goiano em 2014, que desde esse ano tem mobilizado parceiros, comunidade e alunos, sediado algumas edições e organizado, tradicionalmente, o Seminário Científico que faz parte da programação há doze edições.

Para a aluna do curso técnico em Agropecuária no IF Goiano Campus Hidrolândia, Elen Alves, a experiência de participar da ACOF possibilita uma troca de conhecimentos com os agricultores familiares e ajuda a criar vínculos profissionais. “Essa é o primeira vez que faço uma atividade fora do campus. É muito importante para mim entender um pouco mais sobre Agricultura Familiar e acho que devemos falar mais sobre isso”, relata a aluna.

O graduando em Agronomia, também do campus Hidrolândia, Wallace Fernandes, participa pela segunda vez de uma edição da ACOF e acredita que o fato de poder levar seus trabalhos para eventos importantes como esse é uma grande oportunidade para seu crescimento acadêmico. “Nossos projetos expostos aqui estão relacionados com a Agricultura Familiar e valorizam o trabalho dessas pessoas. Estar aqui cara a cara com esse produtor do qual estudamos é uma forma de aprender de forma mais efetiva”, ressalta Wallace.

Há 12 anos, o IF Goiano, idealizador do Seminário Científico da ACOF, organiza o evento e é parceiro das instituições que sediam a feira. Nesta edição de Mineiros, o seminário acontece na manhã e tarde de hoje, 9, com apresentações orais de resumos expandidos e exposições de banners, resultados de resumos simples. Uma novidade implementada esse ano é a inclusão de novas formas de apresentação de trabalhos, já que também foram aceitas manifestações culturais, como música, fotografia, poesia, teatro, entre outras. Outra novidade é que os agricultores familiares da feira foram convidados para assistir e avaliar os trabalhos, com o objetivo de valorizar os saberes e tradições e unir teoria e prática.

O pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Luciano Ribeiro, destacou que a agricultura familiar é a espinha dorsal da economia rural, e eventos como este são essenciais para fortalecer as redes de conhecimento e de mercado que sustentam nossos agricultores. “Estamos felizes em fazer parte, mais uma vez, desse espaço tão importante de aprendizado. Ver os próprios agricultores avaliando os trabalhos do nosso seminário, como os verdadeiros protagonistas que são, é enriquecedor, seja para nossos alunos como para o evento como um todo”, finaliza.

Diretoria de Comunicação Social